Desde a noite desta quinta-feira, 23 de novembro, Ijuí passa a contar com um Hub de Inovação, chamado de Centro Integrado de Tecnologia e Inovação - Citi Hub. O espaço, apresentado ao público no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), foi criado a partir de uma parceria entre empresários locais, Unijuí e Poder Público, com a proposta de ser um ambiente de inovação, físico e online, para o desenvolvimento de soluções inovadoras, que vai conectar pessoas, recursos financeiros e tecnologia.
Conforme destacou o presidente da ACI, Glademir Zanette, o Citi Hub tem na colaboração a chave para o sucesso. O ambiente começou a ser pensado no mês de maio e, durante seis meses, os idealizadores - Hidroenergia, Grupo Lambari, Balmer, Rad+ Radiologia, Dubai, Unijuí e Criatec - se reuniram nas dependências da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí para cocriar esse empreendimento, passando pela etapa de Canvas de modelo de negócio, planejamento estratégico, criação e desenvolvimento da marca. O grupo também conheceu os Hubs Instituto Caldeira, Instituto Hélice, Inova Bento e Unidades EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jeferson Dalla Rosa, destacou que a criação do hub gera muita expectativa para o município, dando oportunidade para que novas ideias possam surgir, em benefício não apenas do município e da região, mas também do País.
Vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, o professor Fernando Jaime González destacou os motivos de a Universidade fazer parte deste projeto. “A Unijuí atua na formação de profissionais, na pesquisa, na extensão e também na inovação. A inovação está presente em toda a nossa estrutura, desde o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) até nas decisões que tomamos todos os dias. Está na formação de talentos, na pesquisa, na produção de conhecimento aplicada à resolução de problemas da comunidade. Na conexão com o mercado e com o setor produtivo”, destacou com o professor, que apresentou também toda a estrutura presente na Universidade e que se conecta ao ecossistema de inovação do município, o Impulsa Ijuí, lançado nesta semana.
Na sequência, foi realizada uma palestra com o presidente do Instituto Agregar, Angelin Adams, e apresentados os cases de sucesso da Suport D 'leite, Abacontrol e Scan box. Para fechar, o médico Guilherme Galante Heuser, da Rad+ Radiologia, e o diretor da Hidroenergia, Marcos Kieling, apresentaram o processo de criação do Citi Hub, que ficará localizado no prédio da antiga Editora da Unijuí. O local, segundo Guilherme, será adaptado a partir de projetos desenvolvidos pelos estudantes e professores de Engenharia, Design e Arquitetura e Urbanismo da Unijuí.