Fruto da colaboração entre sociedade civil, governo, Universidade e empresários, foi lançado na noite de ontem, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) o Impulsa Ijuí, um ecossistema de inovação voltado ao desenvolvimento econômico e tecnológico do município. O evento contou com a apresentação da marca, apresentação de pitch do ecossistema de inovação do município, pela Núcleo de Empreendedorismo da Unijuí, Maria Odete Palharini, premiado com o 1º lugar no Prêmio Nacional no ELI Summit; apresentação da Lei de Incentivo à Inovação do município de Ijuí; e apresentação do plano de ação do ecossistema, focado em produzir soluções para as áreas de saúde e de agronegócio.
De acordo com o coordenador do Programa Cidade Empreendedora, Cristiano Palharini, a iniciativa já vinha sendo desenvolvida durante o ano de 2023. “A partir de agora é o momento de ser compartilhado para toda comunidade, convidando a participar todos que tenham o mesmo objetivo de impulsionar a inovação e o empreendedorismo na cidade”, frisou.
O gestor de inovação do Sebrae/RS, Cássio Eduardo Fridriczewski, destacou a união entre as entidades como um dos pontos fortes do projeto do ecossistema. “A convergência de várias visões em torno de uma ideia comum — desenvolver a inovação — fortalece e dá respaldo ao projeto, criando um ambiente propício para o crescimento econômico sustentável”, comentou.
O Impulsa Ijuí se coloca como um marco na busca pela diversificação econômica e no estímulo à criatividade e ao empreendedorismo local. “Com ações concretas, alinhadas a um plano estratégico, o município busca se posicionar como referência em inovação, contribuindo não apenas para o desenvolvimento local, mas também para a construção de um ambiente inovador no âmbito regional. Iniciativas como o Impulsa Ijuí são fundamentais para projetar o nome do município para além das fronteiras, colocando-o no cenário nacional da inovação”, finalizou o prefeito Andrei Cossetin.