Colaboradores da Unijuí participam de atividades da 1ª Semana Municipal de Justiça Restaurativa de Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Colaboradores da Unijuí participam de atividades da 1ª Semana Municipal de Justiça Restaurativa de Ijuí

Entre os dias 20 e 24 de novembro acontece a 1ª Semana Municipal de Justiça Restaurativa de Ijuí. O evento, organizado pelo Comitê Gestor da Justiça Restaurativa do município, conta com a realização de atividades em diferentes locais, com o objetivo de disseminar informações e propor reflexões sobre o sentido e as possibilidades das práticas de Justiça Restaurativa como ferramentas de gestão de conflitos, prevenção da violência e promoção da cultura da paz.

Integrando a programação, ocorreu nesta terça-feira, 21 de novembro, o movimento “Onda Restaurativa”, onde foram realizados círculos de construção de paz em diversas entidades do município, entre elas a Unijuí. Ao longo do dia, diferentes setores da Universidade participaram da ação, onde foram abordados os temas de autocuidado e fortalecimento de vínculos entre equipes de trabalho. 

A professora  do curso de Direito da Unijuí, Ester Helena Hauser, integra o Comitê Gestor da Justiça Restaurativa de Ijuí, representando a Universidade. Para ela, a Justiça Restaurativa representa uma importante mudança de paradigma para o tratamento dos conflitos, pois foca nos danos sofridos e nas necessidades das pessoas envolvidas, buscando, por meio do diálogo construtivo e da participação das partes, a restauração do equilíbrio das relações interindividuais e sociais afetadas. 

“Também representa uma filosofia de convivência baseada na cultura da paz, o que exige vivência efetiva do diálogo, equidade, respeito à diversidade e a dignidade das pessoas, atenção às necessidades e corresponsabilidade. Trata-se de um importante movimento em prol da democratização das relações pessoais e sociais, que tem como fundamento o respeito à dignidade de todos e a luta pela equidade, como valor inerente à ideia de justiça”, explicou a professora.

Os círculos de construção de paz foram conduzidos por professores e egressos da própria Universidade, habilitados para a função. O professor do curso de Direito, Marcelo Loeblein, atuou como facilitador e destacou a importância da ação na Unijuí. “Nossas oficinas tiveram como intuito fortalecer o vínculo dentro das equipes. Afinal, por muitas vezes, convivemos mais tempo com os colegas de trabalho do que com a própria família. Por isso, a importância da realização deste círculo da Justiça Restaurativa para que se possa conhecer bem os colegas e potencializar as relações", observou. 

A coordenadora do curso de Direito da Unijuí, professora Francieli Formentini, também atuou como facilitadora. Para ela, o momento significa  a valorização e promoção de um diálogo qualificado a partir de uma comunicação não violenta onde temos a possibilidade de sentar, conversar e ter uma escuta ativa. "Além disso, a gestão e prevenção de conflitos é uma das habilidades do profissional do futuro e o círculo acaba  também trabalhando neste sentido", pontuou. 

A programação da 1ª Semana da Justiça Restaurativa de Ijuí tem sequência nesta quarta-feira, 22 de novembro, com a realização da palestra “A Justiça Restaurativa no cotidiano da sociedade e no âmbito da Justiça: possibilidades e desafios”, com a promotora de justiça Fernanda Broll Carvalho de Almeida, uma das precursoras do movimento em Ijuí, e da juíza federal Cristina Albuquerque Vieira, coordenadora do Centro de Justiça Restaurativa do Estado. O evento ocorrerá no Auditório da Escola Municipal Soares de Barros, às 19h. 

No dia 23 de novembro serão realizadas oficinas sobre Comunicação Não Violenta em entidades de Segurança Pública. Encerrando a semana, no dia 24 de novembro, será feita uma visita a Escola Municipal Deolinda Barufaldi, às 10h, e o I Encontro de Facilitadores, às 18h, no Auditório da Escola Soares de Barros.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.