Unijuí sedia IV encontro da RedLidep - Unijuí

Unijuí sedia IV encontro da RedLidep

A Unijuí sediou entre os dias 17 e 20 de novembro o IV Encontro da Red Latinoamericana de Investigación sobre Desarrollo del Pensamiento (RedLidep). A abertura oficial ocorreu nesta segunda-feira, 20 de novembro, de forma híbrida, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unijuí e contou com a participação do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González; da coordenadora da RedLidep, doutora Sonia Betancourth e do coordenador da jornada, professor Daniel Cenci.

Em sua fala o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, destacou a importância do encontro e de reunir pesquisadores do Chile, México, Colômbia e Bolívia. “A Unijuí tem como uma de suas premissas o processo de internacionalização com um olhar especial para os países latinoamericanos. Entendemos que aprender de forma conjunta tem um aspecto fundamental no desenvolvimento de compreensões sobre a nossa realidade, história e, principalmente, para pensar o futuro. Neste sentido, a RedLidep está alinhada com o nosso propósito que é pensar coletivamente saídas para problemas históricos da sociedade, como a desigualdade social e marginalização de setores importantes”, frisou.

Após a solenidade, foi realizada a mesa de abertura com o tema “Educação, Cultura e Democracia: desafios para a formação universitária”, com o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí, professor Sidinei Pithan da Silva. Finalizando a programação, ocorreu uma reunião sobre os trabalhos que devem ser desenvolvidos pela rede em 2024.

O IV encontro da RedLidep integra a programação do “XI Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia: Inclusão e Alteridade”, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, da Unijuí, que ocorrerá nesta semana, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, com diversas atividades. A primeira delas será no dia 22, às 9h, com o workshop "A pesquisa empírica na Pós-Graduação: métodos, técnicas, inovações", com a professora doutora Irma da Silva Brito, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal. Já a abertura oficial está prevista para ocorrer às 19h, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum.

O evento conta ainda com a apresentação de mais de 100 trabalhos aprovados. As inscrições para o evento podem ser feitas até quarta-feira, 22, no site unijui.edu.br/eventos, onde também está disponível a programação completa.

O seminário contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme explica o coordenador do PPGD, professor Maiquel Dezordi Wermuth. “A Agenda 2030 é a agenda de Sustentabilidade da Organização das Nações Unidas (ONU). Composta por 17 objetivos, articula-se em 169 metas, com o propósito de sugerir os eixos de atuação e mensuração da capacidade dos países de avançar, qualificando as metas por sustentabilidade planetária. Também pode ser compreendida em cinco grandes áreas, denominadas "5 Ps' - Planeta, Paz, Pessoas, Prosperidade e Parcerias, compondo as áreas prioritárias de articulação do Desenvolvimento Sustentável. A Agenda 2030 expressa acima de tudo um conjunto de desafios para o presente e o futuro da humanidade, com justiça social e a realização dos Direitos Humanos para todos em todos os lugares”, pontuou.