“Somos sujeitos em constante movimento”, explica psicóloga sobre os desafios e angústias da escolha profissional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

“Somos sujeitos em constante movimento”, explica psicóloga sobre os desafios e angústias da escolha profissional

A angústia no momento da escolha profissional é comum entre os jovens que estão deixando o Ensino Médio para trás e entrando em uma nova fase de seu processo de aprendizagem: o início da graduação. Uma pesquisa realizada pela Cmov com mais de 2 mil jovens em todo o Brasil revela que 82% dos entrevistados não sabem ou têm dúvidas do que fazer profissionalmente. Aliada a essa angústia, está a grande dificuldade que o jovem tem em conseguir entrar no mercado de trabalho. 

A psicóloga do Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional - SAAE da Unijuí, Solange Castro Shorn, explica que não existe uma forma melhor ou pior de lidar com as angústias geradas por esse momento, mas que é necessário pensar sobre a questão e conversar com profissionais e familiares a fim de amenizar esse processo. “As formas de lidar com esses conflitos de escolha profissional dizem de um percurso que envolve o sujeito no contexto familiar e social no qual está inserido, com as pressões e influências externas, por exemplo. Não existe a melhor forma, mas a forma de cada um”, explica.

Questionada sobre como lidar com a ansiedade de não saber o que esperar da vida universitária e do mundo do trabalho, Solange explica que isso tem origem no medo pelo desconhecido. “O adolescente tem que ter a clareza que a escolha é um momento de conflito, mas ele não é decisivo na construção de um futuro, há outros fatores também envolvidos, que a escolha é dinâmica, que você pode voltar a escolher e que quando você escolhe por algo, também perde algo. Mas, sempre com a certeza de que uma escolha, seja ela qual for, pode ser retomada, refeita, modificada, pois somos sujeitos e estamos sempre em movimento”, tranquiliza a psicóloga. 

Na Unijuí, além do acolhimento aos calouros, realizados pela Vice-Reitoria de Graduação e pela Central de Atendimento ao Estudante, os ingressantes ainda podem contar com apoio, durante toda graduação, do Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional, onde há suporte psicológico, de ambientação a essa nova realidade e também de acessibilidade. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.