Realizada a formatura da primeira turma da especialização em Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão - Unijuí

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Realizada a formatura da primeira turma da especialização em Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão

Na manhã do último sábado, 11 de novembro, a Unijuí, em parceria com a Organização Internacional de Folclore e Artes Populares do Brasil (IOV Brasil), realizou a formatura online da primeira turma de Pós-Graduação Lato Sensu em Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão. Ofertada na modalidade Educação a Distância (EaD), a especialização contou com estudantes de 16 Estados, que iniciaram suas aulas em junho de 2020.

O curso ampliou conhecimentos sobre cultura popular, folclore e patrimônio cultural, e capacitou os estudantes para o desenvolvimento de competências cognitivas, técnicas e atitudinais de profissionais e participantes vinculados às diversas manifestações, grupos e organizações culturais. A ideia é fortalecer iniciativas e empreendimentos voltados ao setor, tanto com relação à valorização e divulgação, quanto à transformação dessas práticas culturais em produtos e serviços.

Presidente da Comissão de Ciência e Pesquisa da IOV Brasil, a professora Lilian Vogel falou sobre a satisfação da organização em firmar esta parceria com a Universidade. “Uma parceria que promete crescer ainda mais nos próximos anos. Nosso país é riquíssimo em cultura e entendemos que ele deve ser valorizado e preservado. E neste sentido, nossos especialistas estarão na linha de frente deste trabalho”, destacou. 

Orador da turma, Aldemir Maciel Filho destacou que a pós-graduação teve representado o País por meio de sonhos, de histórias, costumes, crenças e manifestações culturais das mais diversas regiões. “Temos, literalmente, uma representatividade de norte a sul”, completou.

Essa representatividade, segundo o coordenador institucional do curso, professor doutor Adelar Francisco Baggio, foi importante para que os estudantes trocassem experiências durante as aulas. “Nós conseguimos dar um enfoque teórico associado à vivência nacional nas artes, na cultura e no folclore, criando esse lindo mosaico de conhecimento. Com essa troca de experiências, construímos um novo caminho, que tanto nos orgulha”, afirmou o docente, que coordenou o curso ao lado do professor Josei Fernandes Pereira.




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