Unijuí compõe guia de inovação da Startup Guide - Unijuí

Unijuí compõe guia de inovação da Startup Guide

Um movimento global voltado à orientação, capacitação e inspiração na construção de construir negócios significativos e soluções inovadoras em todo o mundo. O Startup Guide surge com objetivo de ser um guia para todos os entusiastas e atores do sistema social/cultural/econômico pensado a partir da Inovação. Existente em 30 países, no Brasil, o Rio Grande do Sul é quem recebe a sede desse ecossistema de inovação, por meio da realização do SebraeX.

Em março de 2023, o Startup Guide Rio Grande do Sul anunciou uma lista com 88 selecionados para a publicação de uma obra internacional, apresentando, dentro do Guia de Inovação, empresas, investidores, programas e espaços que promovem a inovação e novas oportunidades de negócio. A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec, compõe a lista dos Espaços de Inovação do RS; e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, figura entre as escolas voltadas ao incentivo e desenvolvimento de propostas inovadoras dentro do Estado, estão entre as instituições selecionadas que compõem o livro publicado  em mais de 60 cidades em todo o mundo, incluindo Europa, Oriente Médio, África, Ásia e EUA.

Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, esse é um reconhecimento importante para a Universidade. “Se observarmos o mapa de inovação do Estado, logo no início do livro, percebemos que Ijuí é a única cidade em toda região Noroeste Missões a entrar para o guia de inovação, e é importante reconhecer que muito disso se dá pela atuação constante da Unijuí junto à comunidade local e regional, impulsionando o desenvolvimento por meio do conhecimento e da inovação, sempre buscando dar passos à frente por meio da pesquisa, do ensino, da extensão e do incentivo à inovação, seja com a Criatec ou com os ambientes voltados para esse propósito criados na Universidade nos últimos anos”, destaca.

Para a coordenadora da Criatec Unijuí, Maria Odete Palharini, fazer parte dessa publicação é um grande reconhecimento. “Isso nos posiciona como um ambiente que realmente entrega o que se propõe. Da mesma forma, a Unijui é a única universidade da região Noroeste que foi reconhecida como uma instituição que está comprometida com a agenda da inovação como alternativa para desenvolver a região onde atua”, destaca.

A Universidade é uma das principais integrantes na formação de talentos e inovação, além de ser a referência no ensino, na pesquisa e na extensão, possuindo ambientes de inovação que fortalecem o ecossistema. A Unijuí, por meio de seus projetos de pesquisa e extensão, tem uma atuação importante para o desenvolvimento de ecossistemas consistentes de inovação, não apenas no município, mas também na região. A instituição enfatiza uma formação que prioriza a inovação em suas diferentes vertentes, aliada ao pensamento crítico, atravessando todas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, a nossa Universidade contribui para a formação de talentos e para a promoção da inovação em diferentes áreas, participando como uma das quatro partes da hélice de todo ecossistema. Além disso, a Universidade é engajada a conselhos e comitês municipais e estaduais de ciência, tecnologia e inovação, além de estar preocupada em manter em sua grade curricular de graduação e pós-graduação disciplinas de empreendedorismo e com alto desempenho na pesquisa, destacando-se o potencial tecnológico dos programas de Pós-Graduação que são evidenciados com notas 5 nas avaliações da Capes.

Ainda dentro da Universidade é possível encontrar mais um espaço voltado ao empreendedorismo e à inovação. Um berçário de ideias chamado Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec Unijuí. A Criatec destaca-se em sua atuação por possuir processos bem estruturados e atuar como agente importante no fortalecimento do ecossistema local e regional, realizando não somente os processos de incubação, mas também desenvolvendo inúmeros outros programas e ações, sempre preocupada em dar suporte à formação empreendedora e às ideias inovadoras que promovam o desenvolvimento para além das fronteiras.