Unijuí recebe visita de cônsul adjunto da Argentina para discutir questões migratórias - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A Unijuí recebeu nesta segunda-feira, 6 de novembro, a visita do cônsul adjunto do Consulado da Argentina em Uruguaiana, Fernando Flores. O cônsul esteve no campus Ijuí para uma reunião juntamente com os professores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito e em Desenvolvimento Regional e do curso de Graduação de Direito do campus Santa Rosa. 

A reunião teve como objetivo debater questões migratórias detectadas a partir do Escritório Modelo do campus Santa Rosa, e que agora estão sendo convertida em uma linha de pesquisa interprogramas, envolvendo os PPGs em Direito com ênfase em Direitos Humanos e Desenvolvimento Regional e o curso de Direito (campus Santa Rosa), conforme explica o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González.

“Devido a grande procura dos migrantes pelos serviços do Escritório Modelo da Unijuí para regularizar sua situação de permanência no Brasil, principalmente, trabalhadores vindos da Argentina e que desenvolvem suas atividades em Santa Rosa, propusemos o início de uma linha de trabalho que tem como foco migração e fronteira, entendendo que esse é um fenômeno que aumentou nos últimos anos e a Unijuí, por meio do campus Santa Rosa, está nesse contexto geográfico. Então, colocamos isso em discussão vinculado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, explicou. 

Segundo o professor Fernando, o objetivo é trazer a discussão para dentro da Universidade “para aliar a produção de pesquisa e conhecimento para auxiliar a região e, por um lado, proteger os Direitos Humanos das pessoas envolvidas nesse processo  de migração e por outro, buscar entender isso como um fator de desenvolvimento regional”, pontuou.

A partir da reunião, ficaram acordadas ações que devem ser desenvolvidas de forma mais imediata. Será realizado um seminário em Santa Rosa com a presença da Organização Internacional para as Migrações (IOM) com o foco no tema de imigração. A expectativa é de que o evento ocorra ainda em 2023. Além disso, foi apontada a possibilidade de, a partir de 2024, a Unijuí apoiar o Consulado Argentino a desenvolver o "Consulado Itinerante", onde eles terão a possibilidade de trabalhar nas instalações da Universidade durante um dia ou mais, prestando assistência aos estrangeiros, tanto brasileiros que tenham vínculo com a Argentina e vice-versa, nos campi de Santa Rosa e Ijuí. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.