Bumom, ERI e curso de Letras promovem II Sarau Literário na Unijuí - Unijuí

Bumom, ERI e curso de Letras promovem II Sarau Literário na Unijuí

No palco do Gasteiz Vitória, no campus da Unijuí em Ijuí, aconteceu na noite desta segunda-feira, 30 de outubro, o II Sarau Literário. O evento foi promovido pela Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques (Bumom), em parceria com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) e o curso de Letras da Universidade.

Conforme destacou a coordenadora da Bumom, Laura Scheren Dalpiaz, a data escolhida para o Sarau foi alusiva ao Dia do Livro, celebrado em 29 de outubro, dia em que também a Biblioteca Universitária adotou, há exatos 20 anos, o nome de um dos fundadores da Instituição, professor Mario Osorio Marques. O Sarau Literário, como reforçou, tem o objetivo de reunir amantes e admiradores da literatura - prosa, poesia e música, que são elementos que enriquecem a cultura humana e que fazem parte da Universidade.

“Pensar na Universidade é pensar na diversidade. Esse é um aspecto fundamental do nosso fazer. E fazer parte da reitoria, nos últimos anos, me possibilitou estar ainda mais perto disso, que é fantástico na Universidade e que se refere à diversidade de conhecimentos. A Unijuí se caracteriza pelo ensino e pela pesquisa, que são elementos centrais, mas tem na extensão e na cultura ricas contribuições que caracterizam a humanidade. Estar aqui, hoje, compartilhando histórias, prosa, música, me deixa muito orgulhoso. E que pena não estarmos num espaço maior, com mais pessoas”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González.

Uma das primeiras atividades realizadas no evento foi a homenagem prestada pela Bumom, em parceria com a Editora Unijuí e a Assessoria de Marketing, aos três estudantes que mais retiram livros na Biblioteca neste ano. A acadêmica de Administração na modalidade EaD, Cassiana Preissler de Oliveira, foi a leitora mais assídua, com 106 livros retirados. A doutoranda em Modelagem Matemática e Computacional, Juliana Aozane da Rosa, fez a retirada de 69 livros; enquanto que a estudante de Agronomia,  Laura de Ramos de Lima , ficou na terceira posição, com a retirada de 48 livros.

Neste ano, o Sarau Literário trouxe uma novidade, inspirada em atividades de bibliotecas da Europa: o lançamento do “livro vivo”, que consiste na possibilidade de escuta a “capítulos” da vida de alguns dos estudantes estrangeiros. Um momento em que eles têm a possibilidade de falar sobre a cultura de seu país, sua história de vida; o que os trouxe para o Brasil e para a Unijuí. Isso tudo numa breve leitura falada. E quem inaugurou o espaço foi a estudante senegalesa de Agronomia, Aissatou Diouf.

Egressa da Unijuí e patronesse da Feira do Livro de Ijuí neste ano, a escritora Daiana Dal Ross falou sobre o evento, que será realizado entre os dias 14 e 19 de novembro, e também apresentou algumas músicas ao público. Mestrando em Atenção Integral à Saúde, Domingos João Pedro Bernardo, da Angola, interpretou “Velha Xica”, de Valdemar Bastos, e apresentou  o poema “Bailarina”, de sua autoria.

Na sequência, Talita Furtado e Isadora Johonson, estudantes do curso de Letras, recitaram dois poemas: “O necrológio dos desiludidos do amor”, de Carlos Drummond de Andrade, e “Todas as cartas de amor são”, de Fernando Pessoa. Já o Duo ArsCordeona, integrado por Gerson Antunes e Alice de Paula Ghisleni, apresentaram duas músicas étnicas.

Poemas e textos curtos foram apresentados pelos estudantes estrangeiros: Arturo Dina Valente, do México, mestrando em Modelagem Matemática e Computacional;  Ibrahima Cissé, do Senegal, acadêmico de Administração; Luis Patiño, do Equador, doutorando em Modelagem Matemática e Computacional; Kinth Kephoun, do Benin, mestrando em Desenvolvimento Regional; e Amadou Diouf, do Senegal, mestrando em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade. A programação teve sequência com a apresentação do estudante Jean-Bosco Adéchina Sagbo, do Benin, que cursa o Mestrado em Desenvolvimento Regional, e que tocou a música Seyi (Limiar), de Sagbohan Danialou.

Por fim, o estudante do curso de Letras, Cristhian Couto, fez a performance de “Se eu fosse eu”, de Clarice Lispector; e a coordenadora do curso de Letras: Português e Inglês, professora Taíse Neves Possani, apresentou um poema.