Do estágio à contratação: Estudante conta sua trajetória profissional na Unijuí - Unijuí

Do estágio à contratação: Estudante conta sua trajetória profissional na Unijuí

Realizar atividades práticas, ter a vivência da profissão e o contato com o mercado de trabalho são alguns dos objetivos da Unijuí ao oferecer múltiplas experiências aos estudantes. Ao longo da graduação, os acadêmicos encontram oportunidades que permitem a aplicação dos seus conhecimentos em ambientes reais de trabalho, desenvolvendo habilidades específicas para suas áreas de interesse.

Evelin Ramos da Rosa, acadêmica do 10º semestre de Jornalismo, encontrou na Unijuí diferentes oportunidades ao longo da sua graduação. Logo no início do curso, Evelin atuou como bolsista no projeto “Popularização da Ciência”, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Unijuí (Pibic) e no projeto “Comunicação, Tecnologia e Empreendedorismo na Escola”, através do Programa Institucional de Bolsas de Extensão da Unijuí (Pibex). “Participar destes projetos foi importante, pois eu aprendi muito sobre a comunicação, coisas que levo comigo até hoje. Conheci outro cenário do jornalismo, que aborda a questão social e possibilita experiências com outras áreas do conhecimento. Além da participação como bolsista, também encontrei oportunidades de estágio em empresas parceiras da Unijuí”, contou.

Para ela, foram anos colecionando experiências e momentos de aprendizados como estagiária e bolsista que culminaram na sua contratação como locutora na Rádio Unijuí FM, antes mesmo da conclusão do curso. “Há um ano participei do processo seletivo e consegui uma oportunidade de atuar na Unijuí FM como contratada antes de me formar. Sou muito grata a todas as oportunidades que a Universidade me possibilitou. Costumo brincar que a Unijuí é a minha casa, local onde estudo, trabalho e moro também”, destacou a estudante que também é moradora da Unicasa, casa estudantil da Universidade.

Segundo a estudante de Jornalismo, essas vivências são fatores fundamentais para sua trajetória profissional. “Sempre busquei estar envolvida em projetos promovidos pela Unijuí. Aproveitei todas as oportunidades que surgiram no caminho, de forma voluntária ou não, me candidatando com o objetivo de conseguir identificar qual área tinha mais afinidade e gostaria de me aperfeiçoar”, observou.

“Acredito que o contato com o mercado de trabalho é uma oportunidade de explorar ainda mais aquilo que aprendemos dentro da Universidade, de colocar em prática e aprender com os erros e acertos, ao lado de pessoas que podem contribuir para a construção do nosso conhecimento”, pontuou.

Se você também deseja encontrar o seu espaço de transformação, saiba que a Unijuí está com inscrições abertas para os Vestibulares de Verão e de Medicina 2024. Acesse unijui.edu.br/vestibular e confira os cursos disponíveis e demais informações dos processos seletivos.