Unilab realiza Café com Ideias com profissionais da saúde - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unilab realiza Café com Ideias com profissionais da saúde

O Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí - Unilab realizou na noite de terça-feira, 16, no Centro de Eventos, o Café com Ideias. O evento reuniu profissionais da área da saúde para debater e apresentar sobre a precisão no combate a doenças infecciosas e os painéis de detecção molecular disponíveis em Ijuí e região. 

O coordenador técnico do Unilab, professor doutor Matias Nunes Frizzo e a consultora comercial da Mobius Life Science, Carla Karusky, explicaram aos presentes como funciona a Metodologia Flow Chip. Esses exames envolvem um método de amplificação simultânea que permite que em uma única análise sejam identificados inúmeros patógenos, organismos capazes de causar doenças.

O Unilab realiza, desde 2022, quatro exames do método. O PR24 Flow Chip é um exame capaz de detectar 24 tipos diferentes de patógenos que causam infecções respiratórias. O Sepse Flow Chip detecta um conjunto de manifestações graves em todo o organismo, produzidas por uma infecção, causada por bactérias, vírus, fungos ou protozoários. O IST Flow Chip é capaz de constatar 11 patógenos diferentes, causadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O último exame é o HPV Flow Chip, teste responsável pelo diagnóstico e tipagem do Vírus do Papiloma Humano (HPV). 

“A linha Flow Chip tem características importantes, quando avaliamos sua  aplicabilidade e tecnologia, é um investimento em qualidade de precisão, sensibilidade e especificidade. O custo do exame se dilui dentro de seus benefícios, por exemplo, na farmacoterapia e no menor tempo de internação hospitalar do paciente. Existem muitos quesitos que os testes moleculares serão úteis”, explicou o professor Matias. 

O coordenador técnico explicou ainda a importância de os hospitais terem acesso a um exame preciso e de resultado rápido. “Por exemplo, para um hospital é importante receber e identificar com agilidade um problema respiratório e para o médico, faz mais sentido poder ter o resultado no mesmo dia para iniciar o tratamento”, pontuou. 

O médico pneumologista e professor no curso de Medicina da Unijuí, Carlos Henrique François, contou a sua experiência positiva utilizando o teste PR24 Flow Chip. “Na segunda-feira, eu atendi uma paciente com sintomas de influenza H1N1 que já estava fora da janela de tratamento, mas a mãe dela, uma senhora de 80 anos e portadora de comorbidades, começou naquele dia a ter os sintomas.  Então testamos a filha, e na terça-feira de manhã já tínhamos a confirmação, possibilitando que pudéssemos dar início ao tratamento na mãe”, contou o médico.

A Unijuí está sempre em busca de trazer inovação, segurança e qualidade para a comunidade regional. “Nós realizamos no interior do Estado exames que antes não conseguíamos. Em muitos casos pode ser um diferencial no manejo clínico e no atendimento ao paciente. Agora com o curso de Medicina na Universidade precisamos avançar em diversos pontos, na saúde local e regional, e o Unilab também tem auxiliado na formação de profissionais com essa expertise”, concluiu o professor doutor Matias. 


Para saber mais sobre os exames realizados no Unilab entre em contato pelo telefone (55) 3332-0554 ou pelo e-mail unilab@unijui.edu.br.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.