Empreendedorismo feminino é debatido em Rizoma alusivo ao Dia da Mulher - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Empreendedorismo feminino é debatido em Rizoma alusivo ao Dia da Mulher

No dia 8 de março de 1917, na Rússia, 90 mil mulheres operárias foram às ruas protestar por melhores condições de trabalho e de vida. Por conta disso, desde 1921 a data marca as conquistas sociais e políticas das mulheres. Mais de um século se passou, mas as lutas femininas no âmbito trabalhista (e em todas as esferas da sociedade) continuam, entre elas mais espaço no mercado de trabalho e igualdade salarial.

Trazendo uma reflexão alusiva ao Dia Internacional da Mulher, o Rizoma Temático desta semana abordou o assunto “Mulheres Empreendedoras”. As convidadas foram a analista de Articulação de Projetos do Sebrae Noroeste, Lisiane Uggeri; a empresária e diretora do Sindilojas Noroeste, Vânia Diel; e a advogada e coordenadora da Comissão de Igualdade Racial da OAB Ijuí, Denise Zilch. Também deram depoimentos a reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, e a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto.

A analista de Articulação de Projetos do Sebrae, Lisiane Uggeri, relatou que observa um aumento da presença feminina no universo do empreendedorismo. “Nós vemos inclusive que empresas lideradas por mulheres são empresas que inovam, que estão se modificando e estão sempre trazendo novas informações para atender esse novo cliente que está cada vez mais mudando na questão do comportamento do consumidor”, pontuou Lisiane.

Contudo, um fenômeno ainda muito presente, que sobrecarrega as mulheres no cotidiano, é a tripla jornada de trabalho, pois elas continuam sendo responsabilizadas pela maior parte das tarefas domésticas e pela criação dos filhos. “Nós que estamos no dia a dia das empresas percebemos essa dificuldade na hora de ofertar um curso de qualificação, por exemplo, a dificuldade que é achar um espaço na noite para que essa participação seja possível”, relatou a presidente do Sindilojas, Vânia Diel.

Já a advogada Denise Zilch, afirmou que é necessário expandir a discussão sobre o que é ser uma mulher empreendedora. “Nós temos muito a ideia de que empreendedora é só a mulher que tem uma loja ou que está dentro de uma grande empresa. Mas empreendedora também é a mulher que está lá no bairro fazendo crochê ou a dona de casa. Então precisamos expandir esse diálogo. A partir do momento que conversamos sobre isso, se abrem muitos horizontes”, destacou.

No mesmo sentido, a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, ressaltou em seu depoimento a importância do diálogo para alcançar novos avanços. “Esse é um assunto que precisa ser dialogado, entre mulheres e homens. Nós só conseguiremos evoluir culturalmente, enquanto sociedade, quando essa for uma pauta não apenas das mulheres”, salientou.

A reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, reforçou que o dia 8 de março vai além de uma data comemorativa. “É um dia de luta, de reflexão. Como gestora de uma Universidade, entendo que na Educação Superior ainda temos espaços, principalmente de alta gestão, em que mulheres que chegam nesses espaços precisam comprovar a sua competência. Isso ainda é muito gritante. Por outro lado, tenho grande orgulho de, no Complexo Fidene, sermos mais de 60%”, ressaltou.

Confira o programa na íntegra:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.