Complexo Fidene: mulheres representam maioria entre colaboradores e estudantes - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Complexo Fidene: mulheres representam maioria entre colaboradores e estudantes

Hoje 62% do total de técnicos-administrativos e de apoio, professores e estagiários são mulheres, e 63% do cargos de coordenação de setores e cursos também são ocupados pelo público feminino

O Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março, tornou-se um símbolo das conquistas sociais, políticas e culturais femininas ao longo da história. Mas além disso, a data serve para que a sociedade reflita sobre a necessidade de se buscar ambientes mais justos e igualitários.

Para proporcionar educação e cultura para toda a região, a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), mantenedora da Unijuí, do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) e da Rádio Unijuí FM, contou - e conta até hoje - com a força, dedicação e trabalho de grandes mulheres. 

Atualmente, as mulheres representam a maioria tanto no número de colaboradores do Complexo Fidene, quanto na ocupação de cargos de chefia: 62% do total de técnicos-administrativos e de apoio, professores e estagiários são mulheres, e 63% do cargos de coordenação de setores e cursos também são ocupados pelo público feminino. 

Para a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, os números são fatores positivos, mas mostram que ainda há muito para evoluir. “Isto é um grande orgulho, mas ainda representa o que temos que alcançar. Por mais que tenhamos 63% dos cargos de chefia sendo ocupados por mulheres, nos cargos de presidência e reitoria, foram apenas duas mulheres na história da Instituição, o que destaca que temos grandes lutas a serem conquistadas pela frente”, frisou. 

Além disso, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Unijuí, a maior parcela de estudantes é do gênero feminino. Segundo a reitora, os dados mostram a conquista, ousadia e desejo das mulheres que acreditam que por meio da educação é possível mudar o mundo em que vivemos. “Sim, na Unijuí temos a grata satisfação em ter mulheres como a maioria dos nossos estudantes. Isso representa que estamos fazendo uma transformação. Enquanto projeto de vida e ensinamento que recebi dos meus pais, defendo que o lugar da mulher é qualquer lugar que ela queira. Mas para isso, defendo e compreendo que a educação é a melhor ferramenta”, destacou. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.