Projeto realizado pela Biblioteca do campus Três Passos promoveu estudo da história do município - Unijuí

Na tarde desta terça-feira, dia 8 de novembro, ocorreu o encerramento do projeto “Três Passos: conhecendo a nossa história”, realizado pela Unijuí, por meio da Biblioteca Mario Osorio Marques, e pela Secretaria Municipal de Educação, através da Biblioteca Pública. Neste terceiro e último encontro, foi realizada uma visita aos marcos das vertentes que deram origem ao nome Três Passos, seguida de um momento de confraternização.

O projeto, que iniciou no mês de agosto, teve como objetivo promover o estudo da história da cidade, sendo destinado a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. Para isso, foram organizados três encontros com turmas de três escolas da rede municipal de ensino: Complexo Municipal de Ensino Fundamental Integral Professor José Luiz Rhoden, Escola Cívico-Militar João Padilha do Nascimento e Escola Municipal de Ensino Fundamental Gonçalves Dias.

O primeiro encontro destinou-se à apresentação do projeto e visita às bibliotecas, que dividem o mesmo espaço, localizado no campus Três Passos da Unijuí. Já no segundo encontro, os estudantes assistiram a uma palestra com o professor de História Luis Gustavo Graffitti, autor do livro “Três Passos: Imigração e Colonização”. No terceiro encontro, foi realizada a visita guiada e o encerramento do projeto com cada uma das turmas.

O coordenador do campus Três Passos, professor André Giovane de Castro, destacou que, por meio destas atividades, o objetivo do projeto foi atingido. “Um dos grandes espaços de uma sociedade que se deseja desenvolvida é uma biblioteca, por reunir um acervo de conhecimento e oferecer subsídios para a própria produção do conhecimento. Este conhecimento, no entanto, precisa ser acessível. Pensando nisso, o projeto sobre a história de Três Passos, fruto de uma importante parceria da nossa Universidade com o Poder Público Municipal, alcançou o seu propósito. As atividades oferecidas aos estudantes oportunizaram o acesso ao acervo, o contato com um historiador e a visita aos marcos de origem do município, contemplando diferentes metodologias de ensino-aprendizagem”, afirma.

Já a professora Cristiane Dias, do Complexo Professor José Luiz Rhoden, salientou as contribuições do projeto para o aprendizado dos estudantes. “Foi de grande importância a conversa com o autor Luiz Gustavo Grafitti, o qual mostrou um pouco sobre como fez a coleta de dados e fatos históricos para o seu livro. Além disso, os alunos puderam olhar, manusear e pesquisar sobre o município, com o acervo disponibilizado nas bibliotecas, e ficaram encantados com a visita aos marcos das vertentes fundadoras do nome Três Passos. A partir desse projeto, os estudantes puderam vivenciar de forma construtiva um pouco mais sobre a história do município em que vivem, sendo incentivados a descobrirem sua própria história”, finaliza.