Expofest é oficialmente aberta com presença ativa da Unijuí - Unijuí

Expofest é oficialmente aberta com presença ativa da Unijuí

Na noite desta sexta-feira, 7 de outubro, ocorreu a abertura oficial da Expofest, no Palco das Etnias do Parque de Exposições Wanderley Burmann. A feira, realizada a partir de uma promoção do Poder Executivo e apoio da Câmara Municipal, teve início ontem e segue até o dia 16 de outubro, período em que a Unijuí estará com intensa programação em sua Casa e em diversos espaços do parque.

Na solenidade de abertura, o presidente da Expofest, Nelson Casarin, falou sobre a nova fase da feira, que surge após dois anos de pandemia com a missão de colocar ainda mais em evidência o movimento multiétnico. “Esse evento é histórico e retoma o protagonismo da cultura, do comércio, dos negócios e do turismo em Ijuí. É um sentimento único, de compromisso, estar à frente dessa diversidade tão rica, que são as etnias, e que prosperou tanto ao ponto de se tornar uma festa internacional”, comentou o presidente, destacando que em Ijuí não se constroem muros, mas pontes, diferente de outras regiões do mundo. Nesse contexto, o presidente ressaltou ainda a importância das parcerias, dentre elas a realizada com a Unijuí, para a realização do evento.

Presente na cerimônia, a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, destacou que a Universidade organizou diversas atividades para o público, que colocam em destaque a educação e a cultura. “Desde a segunda-feira, também estamos recebendo diversos convidados internacionais, da Letônia, da Alemanha, da Colômbia, que reforçam o posicionamento de Ijuí como Capital Nacional das Etnias”, afirmou a reitora, lembrando que a feira assume um novo posicionamento, privilegiando, ainda mais, as questões culturais.

“Na Universidade não é diferente. Trabalhamos com o conhecimento, com o processo de formação de jovens e com o fortalecimento da internacionalização que começa pelo ensino de outras línguas, passa pelo aprendizado da gastronomia de outros países e vai até a construção de parcerias com instituições internacionais”, completou, convidando a comunidade para conhecer a Casa da Unijuí na Expofest, que foi totalmente remodelada neste ano.

Nesta quinta e sexta-feira, 6 e 7 de outubro, a Casa contou com diversas atividades de integração, como o Jogo da Memória. Para conferir a programação completa da Unijuí na feira, clique aqui.