Espaço Social Unimed apresenta os Desafios do Administrador - Unijuí

Espaço Social Unimed apresenta os Desafios do Administrador

A Unimed Noroeste/RS, através da Assessoria de Relações Políticas e Institucionais, realizou mais um Espaço Social. O projeto representa um canal de relacionamento entre a Cooperativa e os diversos segmentos da sociedade e nesta segunda-feira, 9, proporcionou palestra com o tema “Administração: desafios da profissão”. O evento ocorreu no auditório da UNIJUÍ / Câmpus Três Passos.

A palestra envolveu quatro egressos do curso de Administração da UNIJUÍ e, conforme a coordenadora do curso de Administração - Campus Três Passos, Maira Pizolotto, contemplou também a comemoração do Dia do Administrador, transcorrido na data. O Pró-Reitor Jorge Thiesen ressaltou a parceria entre as instituições, que levam palestras para motivar o público. “Fico feliz de assistir e aprender com aqueles que ontem estavam aqui na sala de aula”, ilustrou Thiesen.

O presidente da Unimed Noroeste/RS, Leandro Roberto Oss Zambon, foi um dos palestrantes. O médico fez um relato do novo modelo de gestão adotado pela Cooperativa. Falou de evoluções realizadas que possibilitaram envolvimento maior dos médicos da região, como o voto descentralizado por Coordenadoria Regional. “Profissionalizamos a gestão de maneira contundente. Colocamos diretorias para a gestão profissional, o que trouxe conquistas em pouco espaço de tempo”, explicou. Destacou outros avanços, como o de ser a primeira Cooperativa a pagar bonificação aos cooperados pela qualidade no atendimento. “Temos na Unimed um modelo que valoriza a inovação”, destacou.

Desafios do Administrador

A abordagem dos profissionais egressos contou com mediação da professora Marizandra Casali. O público, em grande maioria acadêmicos, pode conferir relatos sobre as áreas de atuação e o espaço conquistado pelos administradores. A sócia-gerente da empresa Estância do Gaúcho, Simone Stagemeier, graduada desde 2012 e pós-graduanda de MBA em gestão de pessoas, ressaltou que no ramo em que atua (comércio), “o principal desafio é satisfazer o cliente”.

Graduada em 2008, a analista de RH das Lojas Três Passos, Daniela Peterson, abordou a valorização do capital intelectual. A profissional alertou que é preciso saber trabalhar com pessoas de diferentes gerações. Para ela, o administrador deve ter atitude, ser proativo, criativo e não esperar os problemas acontecerem para tomar decisões.

O gerente do Sicredi Unidade Crissiumal Urbana, Mauri André Schneider, formado em 2013, abordou entre os desafios, a gestão de pessoas. “O principio do bom relacionamento em equipe é que precisamos criar harmonia”, explicou. Ele disse também, que é preciso ter conhecimento e estratégias para a tomada de decisão.

Da mesma forma, o diretor comercial das Lojas Holz, Jerri Sidinei Schlosser Voos, destacou que “o sucesso empresarial passa por uma boa gestão de pessoas”. O profissional fez um comparativo ao discorrido pelo presidente Leandro Zambon: “Talvez a inovação seja o principal diferencial das organizações de sucesso no mercado”. Voos é graduado em Administração em 2012, cursou MBA em Gestão de Negócios pela Universidade da Califórnia via Fundação Getúlio Vargas e estuda MBA em Gestão Empresarial pela mesma Fundação.

Parceiras da Unimed - Este evento foi realizado em parceria com a Unijuí/Pró-reitoria e curso de Administração de Três Passos. Nesta quarta-feira, 11, a Cooperativa, juntamente com Associação Comercial e Industrial de Panambi e Unijuí/Escola Superior de Gestão e Negócios, realiza palestra com o professor Gerd Wassenberg, da Universidade de Ciências Aplicadas de Aachen, Alemanha. O evento acontecerá às 19h30, no Câmpus Panambi.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação e Marketing Unimed Noroeste