Após intenso trabalho reunindo duas instituições de ensino – Unijuí e Universidade Nacional de Córdoba, da Argentina - em parceria com o poder público e o movimento étnico, a comunidade de Ijuí ganhou um baita presente. Um não: seis! A partir desta sexta-feira, 20 de setembro, é possível desfrutar, interagir, apreciar e utilizar dispositivos arquitetônicos em diferentes locais da cidade: um no Parque de Exposições, um na Praça da República, três na Avenida Pinheiro Machado (canal) e um no campus da Unijuí.
Fruto de uma parceria inédita para o Estado, reunindo a Unijuí, Universidade Nacional de Córdoba e poder público de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo, além da Ueti, representando o movimento étnico, o Workshop Binacional de Ideação e Intervenção Urbana (Wiiu) foi desenvolvido durante toda esta semana, com atividades praticamente nos três turnos, realizadas na Estação da Cultura. Para o trabalho, mais de 200 pessoas da Unijuí, entre estudantes, professores e técnicos-administrativos e de apoio estiveram envolvidos, ligados aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng). Além disso, 50 estudantes e mais 10 professores de Córdoba estiveram em Ijuí para as atividades.
Milhares de parafusos e tábuas utilizados, suor e trabalho em equipe, resultaram nesta grandiosa intervenção urbana. A expectativa é de que os dispositivos permaneçam nesses locais até o fim da Expoijuí/Fenadi. “A atividade foi muito especial, aprendemos muito. Foi especial também aprender com os colegas da Argentina”, observou a estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Jandha Müller.
Avaliações
Na tarde desta sexta-feira, 20 de setembro, encerrando as atividades do Workshop, foi realizado um ato de entrega dos mobiliários, reunindo todas as entidades envolvidas no Projeto. O evento aconteceu no canal da Avenida Pinheiro Machado. Confira, a seguir, as avaliações do Workshop:
Igor Norbert Soares, professor coordenador do WIIU pela Unijuí:
“Para a Unijuí foi uma semana de muito ensinamentos. Um evento único para a Instituição e para a comunidade, que recebeu de braços abertos a iniciativa”.
Jhonny Gallardo, professor da Universidade Nacional de Córdoba, coordenador do projeto na Argentina:
“Creio que todos nos transformamos aqui. Creio também que todas as expectativas foram alcançadas!”
Jonas Sala, vice-presidente da União das Etnias:
“Parabenizo a integração entre os países na realização das atividades. Acreditamos que parcerias como estas são fundamentais para o município e esperamos que mais iniciativas semelhantes sejam realizadas nos próximos anos”.
Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí:
“Foi uma semana muito especial, intensa. Entendo que as Universidades precisam oportunizar experiências como esta, que garantem a formação de um profissional diferenciado, cooperativo. Agradeço a parceria com o poder público e o movimento étnico. Em especial, um agradecimento aos professores e estudantes de Córdoba, que confiaram no trabalho!”.
Valdir Heck, prefeito de Ijuí:
“Ijuí foi privilegiada por receber este Projeto! Fomos parceiros desde a apresentação da proposta e procuramos viabilizar o necessário. Parabenizo as instituições de ensino, os estudantes e professores pelo trabalho!”