Professora da UNIJUÍ é homenageada com o título Mulher Cidadã - Unijuí

Professora da UNIJUÍ é homenageada com o título Mulher Cidadã

Maristela Heidemann recebeu homenagem da Câmara de Vereadores de Ijuí

A professora da UNIJUÍ Maristela Gheller Heidemann foi homenageada com o troféu Mulher Cidadã, na Câmara de Vereadores de Ijuí, na noite de segunda-feira, 26. O troféu é entregue há nove anos para três mulheres de destaque, indicadas por entidades do município. A entrega sempre acontece durante o mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Também receberam a homenagem Filomena Goi e Mathilde Salete Mânica.

Maristela atua como docente da UNIJUÍ desde 1988. Lecionou diversas disciplinas (Legislação Tributária, Instituições de Direito Público e Privado, Direito Tributário, Direito Financeiro e Juizados Especiais Cíveis) para três cursos de graduação: Direito, Administração e Ciências Contábeis e diversos cursos de pós -graduação.

Ela afirma que na sua prática de docência sempre procurou operacionalizar um ensino-aprendizagem que possibilitasse ao aluno a busca do conhecimento da função social das matérias que estava lecionando, a fim de que estes pudessem estabelecer uma postura crítica da realidade, fazendo com que pudessem adquirir capacidade para intervir nas questões sociais e políticas nas suas comunidades.

No seu percurso profissional atuou em diversas atividades: foi membro integrante do Departamento da Mulher Empresária da ACI-Ijuí; membro integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; ministrou palestras em vários bairros de Ijuí sobre o avanço dos direitos da mulher; membro do Conselho Curador da Fidene; coordenou, por diversas gestões, o Núcleo de Eventos do Departamento de Estudos Jurídicos da Unijuí, onde promoveu, juntamente com os demais professores integrantes deste núcleo, inúmeras palestras, voltadas ao desenvolvimento da cultura jurídica do município e região; foi membro integrante do Colegiado de Coordenação do curso de Ciências Contábeis, Administração e Direito; foi coordenadora de Cadastro e Tributos do Município de Ijuí; foi Coordenadora do COPAM do Município de Ijuí; foi orientadora de mais de uma centena de trabalhos de monografia em cursos de graduação e pós-graduação; participou de mais de uma centena de bancas de defesa de monografia de cursos de graduação e pós-graduação em várias instituições de ensino superior; paraninfa, patrona, amiga da turma e homenageada de mais de uma dezena de turmas de graduação em Direito;

Hoje integra o Conselho Municipal dos Direitos do Consumidor; a Comissão de Eventos Culturais da 23ª Subseção da OAB/RS; nomeada pelo Tribunal de Justiça do RS como juíza leiga, exercendo esta atividade desde 1995 e procuradora do Município de Ijuí, além de manter suas atividades junto à UNIJUÍ.