Professor da Austrália fala dos avanços nas pesquisas sobre diabetes mellitus - Unijuí

Professor da Austrália fala dos avanços nas pesquisas sobre diabetes mellitus

Grupo de Pesquisa em Fisiologia da UNIJUÍ promoveu curso de extensão, reunindo pesquisadores das áreas da saúde e biológica

Na última sexta-feira, 23 de março, foi realizado o Curso de Extensão em Fisiologia, onde o tópico em debate era o Diabetes Mellitus. O curso teve como objetivo atualizar o conhecimento de acadêmicos e profissionais na área da saúde e biológica a cerca da regulação metabólica no diabetes e abordar as estratégias terapêuticas que estão em desenvolvimento ou já em aplicação, como exercícios físicos e a suplementação nutricional.

Além da palestra internacional, proferida pelo professor Philip Newsholme, da Curtin University, da Austrália, o curso contou com as palestras do professor Paulo Ivo Homem de Bittencourt Jr (UFRGS) e do professor Thiago Gomes Heck (UNIJUÍ). Ao final das apresentações, foi realizado um debate, junto aos professores e estudantes presentes no curso, sobre questões atuais na compreensão e no tratamento do diabetes. Além disso, foi ressaltada a importância da integração interinstitucional e entre laboratórios de pesquisa que, em conjunto, contribuem para o avanço do conhecimento na área.

Por ocasião do curso ocorreu, ainda, uma importante integração entre os grupos de pesquisa FisCel e GPeF (Fisiologia Celular da UFRGS e Grupo de Pesquisa em Fisiologia da UNIJUÍ, respectivamente), através de alunos de graduação, alunos pós-graduação e professores de ambos os grupos.

Segundo o coordenador do evento, professor Thiago Gomes Heck, o curso de extensão aproximou ainda mais a relação de cooperação científica entre o GPeF (coordenado pela professora Mirna Stela Ludwig, e o FisCel, coordenado pelo professor Paulo Ivo Homem de Bittencourt Jr, além de abrir possibilidades de intercâmbio entre os estes laboratórios e o laboratório do professor Philip Newsholme na Austrália. Outros eventos como estes estão sendo organizados pelo GPeF e serão divulgados em breve.