Escritório de Relações Internacionais incrementa ações de intercâmbio - Unijuí

Escritório de Relações Internacionais incrementa ações de intercâmbio

Mudança de local, de denominação e ampliação da equipe fazem parte da estratégia para a internacionalização da Universidade
Buscar a ampliação das relações internacionais, organizando um processo de internacionalização da universidade, qualificando e aumentando o leque de pessoas atendidas pelos diferentes programas em diversas universidades espalhadas pelo mundo são os principais objetivos do Escritório de Relações Internacionais.

O Escritório, que substitui a antiga Assessoria de Assuntos Internacionais, ganha novo fôlego com um espaço mais amplo e visível, logo no hall de entrada do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques; com funcionamento nos três turnos e com aumento da equipe de atendimento, que conta com os profissionais Ulrich Dressel e Daniel Baggio.

A intenção é de aumento significativo no número de intercambistas, tanto daqui para outros países, como a vinda de alunos de outras instituições. Outra novidade é a organização de “missões”, que são viagens curtas, para cursos e visitas. “A intenção é atender todos os públicos, estudantes, docentes e colaboradores”, destaca Baggio.

Dressel lembra que o maior limitador para os intercâmbios é a língua estrangeira. “É necessário aprimorar o idioma, principalmente o inglês, pois para as parcerias externas o domínio da língua é fundamental. É necessário despertar o interesse para que o estudante busque sua qualificação”, afirma.

Dentre os projetos para este ano estão o envolvimento de mais instituições na triangulação entre universidades; a internacionalização do stricto sensu; a busca de mais engajamento de professores para intercâmbio; aumentar o número da mobilidade e pessoas interessadas em ir ao exterior e facilitar o contato de estudantes com as Instituições.

Para cumprir seus objetivos, está sendo organizado para os dias 2 e 3 de abril o evento “Dia do Intercâmbio”, que reunirá três instituições responsáveis por intercâmbios, além das escolas de idiomas de Ijuí.

Visitas

Na busca de qualificação constante e de trazer a experiência de outras instituições, a equipe que atua no Escritório de Relações Internacionais visitou a Univates, Unisinos E UCS. “Queríamos conhecer a experiência deles para verificar os fatores de sucesso no quesito intercâmbio. A partir desta viagem, já engatamos uma missão conjunta com a Unisinos para o Chile”, informa Baggio.