Professora do Curso de Serviço Social participa de Seminário Estadual - Unijuí

Professora do Curso de Serviço Social participa de Seminário Estadual

Mercado profissional, educação e perspectivas são temáticas debatidas no evento
A professora e coordenadora do Curso de Serviço Social, Solange Silva, participou no do I Seminário Estadual de Serviço Social na Educação, último sábado, 17, na UFRGS, em Porto Alegre. O evento marca a agenda Nacional para o debate da inserção do Serviço Social na política da educação no Brasil.

No Seminário, o professor Dr. Ney Luiz de Almeida, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), falou sbre o tema “O Serviço social na Política de Educação” e contribuiu na discussão do tema em diferentes oficinas temáticas constituídas por assistentes sociais e docentes que trabalham na área da educação no Estado.

Vários foram os temas abordados durante o evento: a concepção de educação e de Serviço Social que orienta as experiências de trabalho do assistente social na Política de Educação e o projeto ético-político profissional; o trabalho do assistente social na área da Educação na garantia de acesso e permanência da população nas instituições educacionais formais, vinculadas a educação não formal; o trabalho no campo educacional considerando a qualidade dos serviços prestados nas instituições e a gestão democrática e participativa da população; inserção na área da Educação nos processos de trabalho coletivos em equipes multidisciplinares na perspectiva do trabalho interdisciplinar e na formação/assessoria a outros educadores e a atuação do/a assistente social na perspectiva da ética e direitos humanos na área da Educação.

Para Solange Silva, o trabalho do assistente social não se confunde ao dos educadores. “A atuação do assistente social é envolver processos sócio-institucionais e relações sociais familiares e comunitárias no sentido de fortalecer as redes de sociabilidade e estreitar a interface entre a política educacional com outras políticas setoriais”.

Ressalta que o evento teve uma significativa participação de profissionais e docentes e expressou a diversidade de espaços públicos e privados no Estado do RS que contam com profissionais desta área, como as Secretarias Municipais de Educação, Universidades, Fundações Educacionais, os Institutos Federais, escolas de diferentes níveis de ensino, etc. Os trabalhos expostos apresentaram a interface das experiências nos diversos campos e os desafios para a formação profissional diante de uma demanda emergente nesta área. Os resultados dos debates serão encaminhados para o I Seminário Nacional de Serviço Social na Educação que ocorre nos dias 04 e 05 de junho de 2012 em Maceió (AL).