Evento reúne estudantes dos cursos do DACEC - Unijuí

Evento reúne estudantes dos cursos do DACEC

Alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Comunicação Social discutiram as mudanças no mundo trabalho

Apresentar a nova estrutura departamental, apresentar os professores coordenadores de curso e discutir o mundo do trabalho no século XXI foram os principais objetivos do evento promovido pelo Departamento de Ciências Econômicas e Comunicação (DACEC) na noite de segunda-feira, 19.

O chefe do Departamento, professor Gustavo Drews, abriu o evento falando da nova caracterização departamental e a necessidade de um evento de abertura para que todos se integrassem. “A nova estrutura juntou cursos que mesmo diferenciados tem muito em comum. Discutir o mercado de trabalho e seus desafios para estes profissionais é um momento ímpar durante a formação e este evento foi pensado para integrar os alunos e discutir a profissão”, destaca Drews.

O professor Dinarte Belato falou sobre a História do Trabalho, reconstruindo a evolução do mundo do trabalho ao longo do tempo. Citou que o trabalho é centro da vida do ser humano e o que o difere dos outros seres vivos. O professor deixou dois conselhos para quem está atento ao trabalho: não perder de vista o mundo que se vive e suas constantes mudanças e a educação será companheira por toda a vida para os que desejam estar atualizados e atuantes no mundo do trabalho.
Sidnei Phitan da Silva palestrou sobre o tema “Formação Universitária no Contexto do Capitalismo Tardio/ Modernidade Flexível”, e chamou a atenção para a resignificância da universidade e sua reelaboração contínua, num movimento dinâmico e de criatividade. “A capacidade criativa é determinante para a sobrevivência tanto de empresas como de profissionais”, sentencia Silva.

Marketing Pessoal foi a temática abordada pelo professor Luciano Zamberlan, que relacionou o indivíduo como um produto, relacionando com os “4 vs”: você, valor, versatilidade e visibilidade. Falou sobre os desafios dos profissionais em se integrarem ao mercado de trabalho e que isso requer estratégia e visão de carreira.