Professor da UNIJUÍ integra Conselho Superior da Fapergs - Unijuí

Professor da UNIJUÍ integra Conselho Superior da Fapergs

Professor Telmo Frantz passa a integrar Conselho responsável pelas políticas de apoio, fomento e divulgação da pesquisa científica e tecnológica no Estado
O professor Telmo Rudi Frantz, ex-Reitor da UNIJUÍ, passou a integrar o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), conforme indicação para compor a lista tríplice de candidatos, encaminhada ao Governador do Estado, Tarso Genro.

A Fapergs tem a finalidade de fomentar a pesquisa em todas as áreas do conhecimento, a partir da inovação tecnológica do setor produtivo, do intercâmbio e da divulgação científica, tecnológica e cultural, do estímulo à formação de recursos humanos, do fortalecimento e da expansão da infraestrutura de pesquisa no Estado. A política e as linhas gerais de atuação da Fundação são definidas pelo Conselho Superior, cabendo sua implementação ao Conselho Técnico-Administrativo. O Conselho Superior é formado por 12 membros, nomeados pelo Governo do Estado, tendo como característica básica curriculum comprovado de atuação na área científica e tecnológica.

“Fico muito honrado com a decisão do Governador ao optar pelo meu nome após ouvir o parecer do Secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico Cleber Prodanov”, destaca Telmo Frantz, acrescentando que, ao Conselho Superior da Fapergs cabe a responsabilidade de definir as políticas gerais de apoio, fomento e divulgação da pesquisa científica e tecnológica no Estado na perspectiva de contribuir para o seu desenvolvimento. “Como membro deste Conselho espero contribuir para que esta política possa qualificar e fortalecer a base científica e tecnológica do Estado indispensável aos processos de inovação nas áreas da produção e da demanda social”.

A Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ, Evelise Moraes Berlezi, destaca que a nomeação é o reconhecimento a um professor com uma longa trajetória e um legado para a pesquisa e políticas de fomento na instituição e no próprio Estado, quando esteve à frente da Secretaria de Ciência e Tecnologia. “Este fato não apenas nos coloca, enquanto Instituição, em uma posição de destaque, como confirma o protagonismo de muitos de nossos professores na construção de políticas públicas”, ressalta.

O professor Telmo Rudi Frantz é Doutor em Desenvolvimento Econômico e Social pela Universidade de Sorbonne, França, tendo ocupado diversos cargos de gestão na Universidade, dentre os quais o de Reitor, no período de 1987 a 1993, Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão, de 1985 a 1987 e Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, entre 2005 e 2010. Também ocupou o cargo de Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia entre 1995 e 1998.