Última semana de inscrições para o Seminário Gestão de Processos Educativos - Unijuí

Última semana de inscrições para o Seminário Gestão de Processos Educativos

Programação é voltada a escolas de Ensino Médio, Coordenadorias de Educação e Secretarias Municipais de Educação
A Constituição do Educador Gestor em Transformação será o tema do Seminário Gestão de Processos Educativos, que a UNIJUÍ está organizando, em parceria com as 17ª, 21ª e 36ª Coordenadorias Regionais de Educação. O seminário terá sua programação desenvolvida em dois momentos, nos dias 29 de março e 18 de abril, tendo por local o Salão de Atos do Campus Ijuí. As inscrições encerram na próxima sexta-feira, 23 de março, no Portal da UNIJUÍ: http://www1.unijui.edu.br/eventos/seminario-gestao-de-processos-educativos.

Como público alvo estão diretores, orientadores educacionais, coordenadores e supervisores pedagógicos, das escolas de ensino médio, bem como orientadores e coordenadores do ensino médio das Coordenadorias Regionais e das Secretarias Municipais de Educação.

Primeiro encontro

O seminário será aberto no dia 29 de março, quinta-feira, às 8h, no Salão de Atos do Campus Ijuí. Pela manhã, será ministrada a palestra “O Jovem e o Ensino Superior”, a cargo da Vice-Reitora de Graduação da UNIJUÍ, Prof. Dra. Catia Maria Nehring, além do painel “Paradigmas Atuais em Orientação Profissional”, a cargo da professora Ms Iris Fatima Alves Campos. No turno da tarde, no miniauditório, serão realizadas atividades direcionadas com as direções de escolas. O tema “Competências para Liderança e Gestão da Escola” será abordado pelos administradores professor Ms. Marcelo Blume e Giancarlo Bottega, da UNIJUÍ.

Para os orientadores, as atividades compreendem a abordagem do tema “Atualização sobre Instrumentos de Orientação na Escolha Profissional”, com a professora Ms. Silvia Cristina Segatti Colombo. Para os coordenadores pedagógicos e supervisores educacionais, será realizada atividade coordenada pelo Curso de Pedagogia da UNIJUÍ, a partir do tema “Ser Professor(a) e Coordenar Professores: Desafios Contemporâneos”. Entre os dias 30 de março e 20 de abril, serão realizadas atividades a distância, a partir da implantação de três comunidades para os grupos de discussão: Direção de Escola; Orientadores Educacionais; e Coordenadores e Supervisores Pedagógicos. Os temas discutidos no turno da tarde do dia 29 de março serão aprofundados na comunidade virtual da Educação a Distância.

Programação de abril

O segundo momento presencial será realizado no dia 18 de abril, novamente no Salão de Atos do Campus Ijuí. Pela manhã, será realizada palestra sobre “Os desafios/conflitos entre Gerações na Educação: X, Y, Z ou W”, a cargo da professora Dra Lurdes Marlene Seide Froemming e professor Ms. Larry Antonio Wizniewsky.

No turno da tarde, haverá sistematização, socialização e debates das atividades a distância, e na sequência, apresentação de projetos institucionais, com informações sobre ENEM, PROUNI e FIES; cursos de Educação Continuada da UNIJUÍ; projeto Saca Dúvidas e Gincana UNIJUÍ Minha Escola é Dez; bem como o projeto Psicologia fala à comunidade escolar”.

Informações e detalhes da programação podem ser buscados pelo fone 55.3332. 0692.