FIDENE tem orçamento de quase R$ 100 milhões para o próximo ano - Unijuí

FIDENE tem orçamento de quase R$ 100 milhões para o próximo ano

Assembléia Geral Ordinária aprovou o orçamento de 2012 que prevê investimentos de R$ 2.531.410,67
O orçamento da FIDENE prevê para o ano de 2012 um montante de R$ 95.602.347,26. Deste valor, a UNIJUÍ tem previsão orçamentária de R$ 92.905.461,16, o restante cabe às demais mantidas: EFA, Museu, Rádio e a própria mantenedora. O orçamento foi aprovado na Assembleia Geral Ordinária, realizada na manhã de quinta-feira, 16.

Estão previstos investimentos no módulo 3 do Hospital Veterinário, com custo de R$ 295 mil; o término do módulo 1 do Hospital Veterinário, que tem custo de R$ 180 mil e para Santa Rosa está prevista a destinação de R$ 67 mil para a estruturação de laboratórios e de R$ 500 mil para a construção do ginásio de esportes, este item está ligado à captura de financiamentos externos. “2011 foi um ano que ainda projeta déficit, que está centrado no não recebimento dos valores do FIES, o que acarreta em não conseguirmos negativas e isso impossibilita o acesso a recursos externos a fundo perdido, por meio de projetos. Entretanto, o resultado operacional atingiu os objetivos e, quando houver a regularização do FIES, acreditamos que haverá um equilíbrio nas contas e a possibilidade das negativas. A expectativa é de que até março de 2012 esteja concretizada esta regularização do FIES”, explica Laerde.

Conforme o Vice-Reitor de Administração, Laerde Gehrke, o total de despesas previstas para o próximo ano é de R$ 95.001.497,94. Deste total R$ 51.442.618,27 são com recursos humanos; na UNIJUÍ a despesa total fica em R$ 91.594.336,19, sendo que R$ 49.138.173,49 serão destinados para as despesas com recursos humanos. “O resultado positivo previsto é de R$ 600.849,33, sendo que 80% deste valor deve ser investido. No total, o volume de investimentos é de R$ 2.531.410,67, parte proveniente de recursos próprios, além de financiamentos externos e leasing.

O Vice-Reitor de Administração enfatiza que para a projeção da receita para o próximo ano foram levados em consideração diversos fatores: uma ampla discussão com os departamentos para projetarem suas receitas; as matrículas do 1º e 2º semestre deste ano; alunos evadidos; o número de alunos que se formarão no início de 2012 e projeção do vestibular verão 2012, que teve um crescimento de 15% em relação ao de 2011. “Tivemos uma projeção de receita bem fundamentada, com análise de diferentes fatores que influenciam diretamente esta projeção, isto porque a principal fonte de recursos são as mensalidades, totalizando quase R$ 90 milhões".