Criatec e Embrapa promovem curso de gestão e capacitação de empreendedores - Unijuí

Criatec e Embrapa promovem curso de gestão e capacitação de empreendedores

Professor da PUC/Campinas e consultor na área de projetos para empresas está ministrando o curso na UNIJUÍ
Até esta sexta-feira, dia 16, acontece no Campus da UNIJUÍ o curso de Gestão e Elaboração de Projetos para a Captação de Recursos, promovido pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), em parceria com a Embrapa. As aulas contam com a presença do professor da PUC / Campinas e consultor na área de projetos para empresas, Paulo Roberto Salles dos Santos.

De acordo com Paulo Roberto, o objetivo do curso é capacitar os empreendedores para a elaboração de projetos, abordando o que deve ser observado e as ferramentas para desenvolvimento e gerenciamento dessas atividades. “A previsão é de que, em 2012, aumente o número de empresas que captam recursos através de projetos em função do volume de recursos previstos”, afirma o professor.

Segundo Maria Odete Palharini, analista de negócios da Criatec, ao iniciarem seus negócios, as empresas possuem poucos recursos. “Buscar esses recursos em órgãos de fomento é uma ótima possibilidade para crescer, porém para isso é preciso ter um projeto bem elaborado”, afirma.

Empresas incubadas pela Criatec, professores e funcionários da UNIJUÍ e empreendedores ligados a projetos associativos participam do curso. Sobre as propostas oferecidas nos projetos das empresas participantes o professor frisa a excelência, mas acrescenta: “Faltava aos alunos conhecimentos de gestão de projetos que possibilitassem elaborações realísticas e de qualidade. O curso vem preencher essa lacuna”.

Fábio Oliveira, engenheiro bioquímico da empresa incubada Biomics, comenta que o curso teve um papel fundamental: “Para uma empresa incubada que está começando e ainda em fase de prospecção e desenvolvimento de projetos comerciáveis, palestras deste gênero contribuem muito para o crescimento”.

Em sua primeira visita ao Rio Grande do Sul, o professor e consultor ficou empolgado com os resultados obtidos pelos alunos com as dinâmicas realizadas durante o curso: “Com certeza estarão aptos para realizar planos e acompanhamentos de projetos através dos treinamentos realizados”.