Professor da UNIJUÍ participa de eventos e lança livro em Porto Alegre - Unijuí

Professor da UNIJUÍ participa de eventos e lança livro em Porto Alegre

Enio Waldir da Silva representou a instituição em três eventos simultâneos e lançou o livro organizado pela ITECSOL
O professor da UNIJUÍ Enio Waldir da Silva participou de três eventos simultâneos em Porto Alegre, neste mês de novembro: 18º Encontro Nacional dos Pró-Reitores de Extensão das Universidades Comunitárias - FOREXT; a XIII Assembléia Nacional do FOREXT e a VIII Mostra de Extensão do FOREXT.

Foram pautas do encontro a situação atual da extensão na universidade; o Plano Nacional de Extensão Universitária, que está em fase de elaboração; os desafios práticos para legitimar as atividades de extensão dentro das perspectivas científicas, formativas e institucionais que identificam as universidades atuais; também foi feito um balanço das atividades do Forext, com eleição de sua nova diretoria; posse da ABRUC – Associação Brasileira de Universidades Comunitárias; e foi realizado o lançamento de livros sobre a atividades de extensão universitária produzidos pelas universidades.

O professor Enio lançou o livro organizado pela ITECSOL/UNIJUI. “Em todas as manifestações dos grupos ali presentes a UNIJUÍ foi uma das instituições mais destacadas por sua trajetória de atividades com organizações populares e a com a comunidade em seu entorno. Concluiu-se que as Universidades Comunitárias devem ser mais propositivas diante do relevante papel que desempenham e mostrarem seu verdadeiro lugar enquanto parte da esfera pública brasileira e são as melhores parceiras do Estado Democrático que procura promover a justiça social igualitária, a ciência e a qualificação dos indivíduos”, enfatiza o professor.

Do evento da FOREXT seguiu-se a programação do CBEU – Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, que contou com 2.590 trabalhos escritos, 1.505 trabalhos aprovados e 625 avaliadores, envolvendo palestras, mesas redondas, apresentações orais, mostra de extensão, painéis, apresentações culturais, feiras, etc.

Foto: Gilson Oliveira - ASCOM PUCRS