Unimed e UNIJUÍ divulgam vencedores do concurso literário Nilson Luiz May - Unijuí

Unimed e UNIJUÍ divulgam vencedores do concurso literário Nilson Luiz May

Vencedores do concurso foram conhecidos em evento realizado na Praça da República, no sábado, dia 12

A Unimed Noroeste/RS e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -  UNIJUÍ - realizaram sábado, dia 12, a divulgação e a premiação dos vencedores do 1º Concurso Literário Nilson Luiz May. Reunidos no Anfiteatro da Praça da República, vencedores, autoridades e representantes de entidades prestigiaram a entrega dos certificados de participação e cheque nominal aos vencedores.

Com premiação total de R$ 4.900,00 nos gêneros Conto e Crônica, os primeiros colocados receberam valores de R$ 500,00, a segunda colocação foi premiada com R$ 250,00 e a terceira com R$ 100,00. No gênero Conto, Marcio Granez, Christian Fontes Bezerra e Luiza Granez foram os vencedores nas categorias Livre, Sistema e Acadêmico, respectivamente. No gênero Crônica, as primeiras colocações foram para João Silvio Zanetti Neto, na categoria Livre, Clara Maria Oliveira dos Santos, na categoria Sistema, e Marília Machado Munareto, na categoria Acadêmica. Demais colocações e classificados podem ser encontrados no site www.unimednoroesters.com.br/concurso.

Marília Munareto ficou surpresa e muito feliz por ter vencido na categoria Acadêmica - gênero Crônica, tanto pelo reconhecimento que o prêmio oportuniza, quanto por ser um estímulo para seguir escrevendo e valorizando o gênero literário. Para Christian Bezerra, vencedor da categoria Sistema – gênero Conto, o concurso o motivou a escrever mais e apostar em suas histórias. “Este foi o primeiro conto que escrevi. Transformei um fato real em conto e com certeza não espera ganhar. Mas agora estou motivado, e inclusive, escrevendo outro conto”, salientou.

O reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm, ressaltou que, como instituição de Ensino Superior, a Universidade tem o dever de promover concursos como este, que fomentem o desenvolvimento intelectual e o surgimento de novos talentos literários. Na oportunidade, o diretor administrativo da Unimed Noroeste/RS, médico Edmar Grimm Berg, destacou que a Cooperativa continuará incentivando a escrita e a leitura, promovendo concursos e atividades que fomentem o desenvolvimento da cultura na região.

O concurso teve cerca de 100 inscrições deferidas, divididas entre alunos de graduação, matriculados na Unijuí e nas demais instituições de Ensino Superior dos municípios da área de abrangência da Unimed Noroeste/RS; médicos cooperados e colaboradores do Sistema Unimed RS; e público em geral, residentes nos municípios da área de abrangência da Cooperativa Médica.

Homenagem
Com a realização do Concurso Literário, a Unimed Noroeste/RS e a Unijuí prestam homenagem ao médico e escritor Nilson Luiz May, cuja trajetória literária teve início na década de 70. O seu mais recente livro - "Misterioso caso na repartição pública" - foi lançado em dezembro de 2010. May integra a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, onde ocupa a cadeira nº 7.

Os trabalhos selecionados de cada categoria farão parte da Coletânea do 1º Concurso Literário Nilson Luiz May. Cada autor de trabalho selecionado receberá cinco exemplares da publicação. Fica assegurada ainda a destinação de exemplares para as Bibliotecas da Unijuí e das demais instituições de Ensino Superior de origem dos alunos de graduação e de pós-graduação classificados no concurso. Também serão enviados exemplares para a Federação Unimed/RS e para as singulares de origem de médicos e colaboradores premiados.