Engenharia Elétrica completa 20 anos e prevê novos investimentos para 2012 - Unijuí

Engenharia Elétrica completa 20 anos e prevê novos investimentos para 2012

Construção de um centro de treinamento e desenvolvimento de um sistema de monitoramento de distribuição de energia elétrica são algumas das novidades

O curso de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ está comemorando 20 anos. Para marcar a data um jantar festivo foi realizado na última sexta-feira, no Parque de Exposições Wanderley Burmann. Na ocasião foi realizada uma homenagem ao professor Telmo Frantz, reitor da UNIJUÍ em 1991, quando foi implementado o curso de Engenharia Elétrica na Instituição. O reitor Martinho Kelm parabenizou os acadêmicos e professores pela data e destacou o excelente momento em que os profissionais desta área vivem, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do país.

Além das comemorações, novos investimentos estão previstos para o próximo ano, buscando qualificar ainda mais os espaços acadêmicos. O chefe do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, Julio Bolacell, acredita que o curso vem contribuindo para o desenvolvimento regional. “Alterações significativas nos currículos acadêmicos, que culminaram na criação do Núcleo Comum de Tecnologia, permitiu maior flexibilidade em relação aos horários e locais dos componentes, potencializando também as áreas tecnológicas dos campi Santa Rosa e Panambi”, salientou.

Os profissionais formados pela UNIJUÍ em Engenharia Elétrica tem se destacado em empresas de grande porte no país, além de conquistas importantes no Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológico em Engenharias - CRICTE. Outro destaque são os mais de 50 alunos aprovados nos melhores programas de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) no país, como UFSC, UFSM, COPPE-UFRJ, UFCG, UFRGS. “O nosso diferencial está em formar engenheiros de aplicação, voltados às necessidades regional e nacional, sem deixar de lado o embasamento teórico necessário para esta função”, destacou o professor.

As perspectivas para o próximo ano iniciam com a implantação do curso de Engenharia Elétrica, em Santa Rosa. Outra expectativa é o desenvolvimento de um projeto para o uso racional de energia elétrica, envolvendo todas as escolas do município de Ijuí, de ensino fundamental e médio, apoiado pelo DEMEI e ANEEL. Através desta mesma parceria com o DEMEI e ANEEL, haverá o desenvolvimento de um trabalho para o monitoramento do sistema principal de distribuição de energia de Ijuí. No próximo ano acontecerá ainda o depósito da primeira patente de produto de base tecnológica da UNIJUÍ em parceria com a CEEE e ANEEL. Outra conquista é o desenvolvimento de um sistema de automatização de uma subestação no centro de Porto Alegre, com monitoramento em tempo real, através de computador, celular ou tablet. Está prevista também a construção de um centro de treinamento, com espaço para 120 pessoas, na antiga garagem da UNIJUÍ.

Para o professor Julio Bolacell, estas conquistas são fundamentais para a formação de profissionais qualificados. “Queremos continuar contribuindo para o desenvolvimento tecnológico do país, por isso realizamos, constantemente, avaliações internas e externas, com melhoras significativas nos laboratórios, nas salas de aulas, bibliotecas, pesquisa e extensão”, enfatizou.