Os desafios do ensino de graduação foi tema do 3º Encontro de Formação Continuada de Docentes - Unijuí

Docentes da UNIJUÍ debatem suas ações na graduação e a importância de manter a discussão sobre o ensino na Universidade
O 3º Encontro de Formação Continuada de Docentes da UNIJUÍ teve como tema Ensino de graduação: Desafios Cotidianos da e na Ação e contou com a participação da professora Cleoni Maria Barbosa Fernandes e como mediadora a professora da UNIJUÍ Iselda Sausen Feil. Na abertura do evento, a Vice-Reitora de Graduação, Cátia Maria Nehring afirmou que as etapas do processo de formação continuada são apenas o início do processo de discussão que deve ser retomado e aprofundado dentro de outras instâncias e ser realizado de forma contínua dentro da universidade.

A professora Cleoni é pedagoga pela UFPEL, doutora pela URGS e pós-doutoura pela Universidade do Porto. Ela lembrou que antes de tudo é preciso sentir-se professor. “Desejo que a gente pense e viva a paixão de viver numa sociedade, precisamos ser alguém que acredita em um mundo diferente. Democracia não é cada um fazer o que quer, mas o engajamento que é construído no dia a dia”.

Para Cleoni o grande segredo em todas as áreas da vida, inclusive no ensino, é o fazer com paixão, tendo sempre em mente questões como o ensinar, o aprender, quem somos, quem são nossos estudantes, que sociedade é esta, que projeto de sociedade é o nosso. “Esperança é construir a espera, é ter paixão, ter fogo, ser professor não é pra qualquer um, é preciso ter a técnica como ferramenta para pensar. O reconhecimento do passado é a fonte do futuro e isso é importante quando se fala em universidade”, enfatiza.