Red Cidir assina e oficializa Estatuto - Unijuí

Red Cidir assina e oficializa Estatuto

Rede criada em 2007, com apoio da UNIJUÍ, foi oficializada na semana passada, em Posadas, na Argentina, durante seminário promovido pela entidade

A Red Inter Universitária de Internacionalización del Conocimento Orientada al Comercio y la Integración Regional (Red CIDIR), idealizadora do Simpósio Iberoamericano em Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional, e a qual a UNIJUÍ faz parte, oficializou na semana passada seu Estatuto. A Rede havia sido criada no ano de 2007, através da Federação Econômica Brasil, Argentina, Paraguai - FEBAP, e já realizou quatro edições do Seminário, momento de integração e socialização de pesquisas entre pesquisadores das instituições que integram a mesma.

A assinatura ocorreu durante a abertura oficial do Seminário, que realizou também o lançamento do livro ‘Conocimiento orientado al comercio internacional El desarrollo y La integración regional’, que contempla vários capítulos escritos por professores da UNIJUÍ. A obra foi publicada pela Universidad Católica Nuestra Señora de la Asuncion, do Paraguai, e tem como objetivo compartilhar com a sociedade resultados de investigações, produções científicas e tecnológicas de professores que integram a Red Cidir. A abertura do Seminário contou ainda com um painel coordenado pelo Pró-Reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, professor Pedro Büttenbender.

O seminário teve a apresentação de 21 trabalhos de alunos, bolsistas, funcionários e professores da UNIJUÍ. Todas as atividades eram voltadas aos temas: comércio internacional, desenvolvimento e integração regional. A Red CIDIR, no Brasil, é composta pela UNIJUÍ e Fundação Educacional Machado de Assis (Fema), e contempla ainda universidades da Argentina, Paraguai, Venezuela, Uruguai, México e Espanha. A Universidade já sediou o Seminário no ano de 2009.