Encontro reúne 250 normalistas na UNIJUÍ - Unijuí

Encontro reúne 250 normalistas na UNIJUÍ

Atividades reuniram, durante toda a quarta-feira, alunos do Curso Normal de escolas da região de Santa Rosa

Cerca de 250 normalistas participaram nesta quarta-feira, no Campus da UNIJUÍ em Santa Rosa, do IX Encontro de Alunos do Curso Normal da Região Noroeste do Estado. O evento é alusivo ao Dia do Normalista, comemorado no mês de outubro.

O tema do evento é ‘A Ética e a Responsabilidade’. As atividades começaram pela manhã, com recepção dos alunos e professores de escolas de Curso Normal. O público acompanhou apresentações artísticas de alunos das escolas participantes. Participam do evento normalistas da Escola Estadual Cardeal Paccelli, de Três de Maio, Visconde de Cairu, de Santa Rosa, Cristo Redentor, de Cândido Godói, João XIII, de Giruá, e do Colégio Cristo Rei, de Horizontina.

A palestra de abertura do evento teve como tema ‘Ser Professor: a ética e a responsabilidade’, com a professora Cátia Maria Nehring, Vice-reitora de Graduação da UNIJUÍ. Na atividade foi abordada a importância e os desafios da profissão. Ainda, sobre as possibilidades que a profissão de professor oferece, em suas distintas áreas de atuação. Destacou-se também a demanda de professores que deve surgir no mercado de trabalho a um médio prazo.

Após a palestra os convidados fizeram um passeio pela Universidade, participaram de manifestações artísticas, cantoria, apresentação de talentos, brincadeiras e sorteio de brindes, além de uma apresentação de arte musical coordenada por Douglas Medeiros. Os normalistas participaram ainda de um almoço na universidade.

Durante a tarde seguiram as atividades com várias oficinas pedagógicas para os alunos de Curso Normal. Os professores participaram de palestra sobre planejamento na docência. Integraram a abertura oficial do evento a secretária municipal de Educação de Santa Rosa, Neli Cadaval da Costa, coordenador adjunto da 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Jarbas Cardoso, a coordenadora do evento, professor Hedi Maria Luft, e o Pró-Reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, professor Pedro Büttenbender.

O evento é uma promoção da UNIJUÍ, através do curso de Pedagogia do Campus Santa Rosa, com apoio e participação da 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).