UNIJUÍ recebe inscrições para o Programa Ciência sem Fronteiras - Unijuí

UNIJUÍ recebe inscrições para o Programa Ciência sem Fronteiras

Alunos de graduação envolvidos na iniciação científica, tecnológica e inovação podem candidatar-se a seis bolsas CNPq para estudos no exterior
Estão abertas até o dia 31 de outubro as inscrições para o processo de seleção de bolsistas da UNIJUÍ, visando o ingresso no Programa Ciência sem Fronteiras, do CNPq. Conforme o edital 13/2011, lançado pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, podem se candidatar ao edital alunos dos cursos de graduação da Universidade, que atendam aos seguintes requisitos: comprovada proficiência em língua inglesa (exigida para o desempenho de atividades de pesquisa independentemente da língua do país de destino); ter cursado no mínimo 40% das disciplinas do seu Curso de Graduação; média aritmética de notas das disciplinas concluídas no Curso de Graduação com ponto de corte de 80 pontos (peso de 60% na avaliação); atuação na iniciação científica ou iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação com ou sem bolsa (peso de 40% na avaliação); e anuência do orientador de iniciação científica.

O edital cumpre as diretrizes do Programa governamental Ciência sem Fronteira, lançado no dia 26 de julho, publicado no endereço http://www.capes.gov.br/. A UNIJUÍ foi contemplada com seis bolsas. A bolsa será concedida pelo período mínimo de seis meses, podendo chegar a 12 meses, quando o plano de atividades incluir estágio de pesquisa ou inovação/tecnologia em indústria, centro de pesquisa ou laboratório. A ida do bolsista ao exterior poderá ser antecipada a fim de permitir a realização de cursos preparatórios exigidos ou oferecidos pela instituição de destino. O aluno de graduação selecionado receberá uma bolsa de estudos, de 870 dólares e/ou euros, dependendo do país de destino, além das passagens, auxílio instalação e seguro saúde.

Para efetuar a inscrição, os interessados devem entregar documentação impressa à Assessoria de Assuntos Internacionais da UNIJUÍ, localizada junto à Reitoria, no Campus Ijuí. O telefone é 55.3332.0329. Os documentos exigidos para a inscrição são: comprovante de proficiência no idioma inglês; cópia do histórico acadêmico interno contendo média aritmética; cópia do Currículo Lattes comprovado; tabela de pontuação de atividades de iniciação científica ou iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação preenchida conforme anexo a este edital; cópia do passaporte ou de documento que comprove seu requerimento; comprovante de proficiência no idioma de ensino na instituição de destino, quando outro que inglês e português; e ficha de candidatura.

A seleção será feita no período de 1º a 11 de novembro. A Vice-Reitoria divulgará os resultados da seleção de Bolsistas até o dia 14 de novembro em comunicado por e-mail.