Acadêmica da UNIJUÍ realiza intercâmbio na Alemanha - Unijuí

Acadêmica da UNIJUÍ realiza intercâmbio na Alemanha

Rafaela Heming ficará dois meses na cidade de Freiburg para estudar a língua e se preparar para uma pós-graduação no futuro
A acadêmica de Publicidade e Propaganda da UNIJUÍ, Rafaela Heming, estará partindo em janeiro para a Alemanha, para realizar um intercâmbio na cidade de Freiburg. Ela foi selecionada para uma bolsa de intercâmbio da Deutscher Akdemischer Austauschdienst – Daad - (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), e ficará na Alemanha nos meses de janeiro e fevereiro de 2012.

Sempre em busca de aperfeiçoamento e novos desafios, a panambiense de 20 anos, vai realizar um sonho antigo, que a persegue e a faz buscar alternativas para torná-lo realidade. Em 2010 ela já estava informada sobre todos os pré-requisitos para participar da seleção da Daad, mas tinha que esperar chegar ao sexto semestre do curso, o que só aconteceu neste ano, e aí Rafaela não teve dúvidas: colocou a cara nos livros de alemão para aperfeiçoar o intensivo que faz da língua desde 2005 e se aventurou na prova de seleção realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e que reuniu acadêmicos de diversas universidades do país em busca de um sonho em comum: realizar um intercâmbio na Alemanha.

A prova, no sistema OnDaf foi feita em junho de 2011 e testava conhecimentos da língua alemã. O resultado saiu na hora e Rafaela pode comemorar sua aprovação no intercâmbio, já que os demais requisitos ela já preenchia: estar no sexto semestre, ter nota média de 8,0 (a dela é bem maior, 9,3 o que demonstra a aplicação da menina nos estudos) e publicações, que foram intensificadas com a participação da acadêmica em um grupo de pesquisa liderado pela professora Vera Raddatz e uma carta de recomendação, que foi assinada pelo professor Larry Wizniewsky. Depois de cumpridas todas as etapas, seu destino está próximo de Frieburg. Ela foi a única estudante gaúcha selecionada para fazer o intercâmbio nesta cidade da Alemanha. Rafaela foi selecionada para o curso “Winterkurs”, quee se destina preferencialmente a estudantes que pretendem, no futuro, realizar uma pós-graduação na Alemanha.

Para a acadêmica a experiência será única e ela pretende continuar na carreira acadêmica e fazer pós-graduação fora do país. “Nunca vivi no contexto da língua alemã e acredito que só é possível se ter uma experiência completa em uma língua quando se tem esta vivência. É diferente você fazer um curso de alemão, do que você estar num país que só fala alemão, que você precisa se comunicar com a moça da padaria, com a família, se locomover, enfim, viver a língua. Hoje sou professora de inglês e só vivi a língua em sua plenitude quando fiz um intercâmbio no Canadá”.

Rafaela deixa um recado para quem quer fazer um intercâmbio. “Corram atrás, não desistam nunca. Eu estudei em escola pública e muitas vezes a gente pensa ‘isso não é pra mim’, mas não é o que tu tens e sim a tua visão, os teus objetivos. Eu não tinha condições, mas tinha vontade, fui atrás, precisamos estar sempre buscando, não pensar que as coisas vão vir até você. Por maior que o teu sonho seja, vá em busca que tu vi conseguir”, profetiza Rafaela.