Professores do DEAg visitam a Universidade de Córdoba - Unijuí

Professores do DEAg visitam a Universidade de Córdoba

Visita busca possibilidades de cooperação, inclusive de novos intercâmbios envolvendo alunos e professores
Na busca em estreitar os laços e abrir possibilidades quanto a cooperação em aspectos acadêmicos e pedagógicos do ensino, da pesquisa e de intercâmbio de estudantes e de docentes, um grupo de professores do Departamento de Estudos Agrários visitou a Faculdade de Ciências Agropecuárias da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina. A visita acontece de 16 a 18 de outubro.

Os professores Roberto Carbonera e Leonir Terezinha, coordenador e professores do Curso de Agronomia e Cristiane Beck e Luciane Viana Martins, coordenadora e professoras do Curso de Medicina Veterinária, visitaram as dependências e foram recepcionados pela direção da Faculdade. Por ocasião da recepção, estiveram presentes o Diretor Geral, Professor Daniel Peiretti; a professora Susana Heredia, vice-diretora; Enzo Tártara, Secretário de Assuntos Acadêmicos; Osvaldo Adib, Secretário de Extensão; Eduardo Ruiz Posse, Diretor do Departamento de Engenharia e Mecanização Rural; Leandro Carbelo, Secretário Institucional e Alejandro Croce, Subsecretário de Assuntos Estudantis.

A Universidade Nacional de Córdoba está entre as primeiras Universidades criadas na América Latina, sendo fundada em 1613. Vai completar 400 anos, no próximo ano. Possui mais de 110 mil alunos e próximo de quatro mil alunos do Curso de Agronomia. Sua história está marcada como sendo uma das iniciadoras do processo de democratização e transformação universitária a partir da mobilização dos estudantes em 1918.

O Curso de Agronomia foi fundado em 1966 e já contribuiu por ocasião da formulação do projeto acadêmico do Curso de Agronomia da UNIJUÍ, quando da sua criação. Após os anos 80, o curso daquela instituição passou por duas reformulações curriculares. A última, em 2004, definiu o Planto de Estudos em cinco anos, com 3.800 horas, sendo inovador em termos de agregação de conteúdos programáticos em áreas de conhecimentos, realização de estágios e práticas pré-profissionais e profissionais. Para além do Curso de Agronomia, a Faculdade mantém cinco Cursos de Mestrado e dois de Doutorado.

A direção da Faculdade de Ciências Agropecuárias da Universidade Nacional de Córdoba foi receptiva e entusiasta com a possibilidade de estabelecer uma parceria de cooperação com Universidade. A cooperação abrangeria aspectos acadêmicos e pedagógicos do Ensino, da Pesquisa e de Intercâmbio de estudantes e de professores.