Reitor da UNIJUÍ entrega demandas durante a interiorização do governo do Estado - Unijuí

Reitor da UNIJUÍ entrega demandas durante a interiorização do governo do Estado

Solicitação de transformar o Banrisul em agente financeiro para a qualificação das universidades e recursos para manter as etnias foram encaminhados

Durante a interiorização do governo do Estado em Ijuí, o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, fez a entrega de um documento solicitando que o Banrisul seja parceiro do Ministério da Educação e do BNDES na qualificação das universidades brasileiras. O documento sugere que o banco estatal seja agente do programa do governo federal no Estado. A mesma pauta foi tratada pelo reitor com o deputado federal Elvino Bohn Gass, para que este seja interlocutor da ideia e colabora para que o Banrisul se torne agente e acesse os valores junto ao BNDES e possa repassar às universidades.

A reunião de trabalho de instalação da interiorização do governo do Estado foi realizada no Salão de Atos da UNIJUÍ , na manhã de terça-feira, 18, e reuniu secretários de governo que expuseram os principais projetos de cada pasta para a região. No início dos trabalhos, o governador afirmou que “este não é um ato de político ou uma solenidade, mas sim uma reunião técnica e informativa, na qual o governo apresenta o balanço das ações realizadas e que delas emanam atos administrativos”.

Na parte da tarde a interiorização foi realizada no Parque de Exposições Wanderley Burmann, com reuniões por secretaria em locais diferentes. O Reitor da UNIJUÍ participou do encontro com o Secretário Estadual de Cultura, quando reiterou a importância da parceria do Estado na busca de recursos para a ExpoIjuí/Fenadi, ressaltando os aspectos da feira e a proporção que o evento tomou. Entre as demandas apresentadas estão a ampliação do palco das etnias e a solicitação do apoio do Secretário para a aprovação de um projeto da União das Etnias para a captação de recursos pela Lei de Incentivo a Cultura (LIC) que busca a sustentabilidade dos grupos étnicos de Ijuí.

Martinho Kelm também participou da assinatura de um termo de cooperação e intercâmbio étnico cultural, universitário, empresarial, infraestrutura e de questões de Fronteira entre a Amuplan (Associação dos Municípios do Planalto Médio do RS e a Codeim – Comissión de Desarrollo Estrategico de Municípios de Misiones/Argentina. Os acordos prevêm a internacionalização das etnias e a criação da Rota Turística Internacional das Etnias e do Festival Internacional das Etnias, com execução em cada país de dois em dois anos, sendo o primeiro em 2012, em Ijuí.