Matemática da UNIJUÍ apresenta objetos de aprendizagem em Congresso Latinoamericano - Unijuí

Professora Tânia Michel Pereira está participando de evento em Montevidéu, com apresentação de 10 trabalhos da UNIJUÍ

O curso de Matemática da UNIJUÍ está representado na sexta edição do Congresso Latinoamericano de Objetos de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais, em desenvolvimento até esta sexta-feira, 14, em Montevidéu. O evento visa contribuir para a criação de espaços que estimulem uma maior comunicação entre os campos educacional e tecnológico, considerando dois aspectos principais: primeiro, a recuperação das experiências de pesquisas educacionais que permitam uma melhor compreensão do uso e impacto das tecnologias na prática educativa; e, em segundo, conhecer os verdadeiros problemas da educação na região para construir soluções tecnológicas e eficazes.

As versões anteriores do congresso ocorreram nas seguintes cidades: Guayaquil - Equador; Santiago - Chile; Aguascalientes - México; Mérida-México e São Paulo- Brasil. A professora Tânia Michel Pereira, da UNIJUÍ, vem participando do congresso, com apresentação de trabalhos, desde 2010. A produção de software educacional na forma de objetos de aprendizagem constitui uma das ações do projeto de extensão universitária “O uso da informática no ensino da matemática na educação básica”, que envolve alunos e professores do curso de Licenciatura em Matemática e de cursos de Informática, professores da rede pública.

O projeto conta com o auxílio do Fundo Institucional de Extensão - FIE/UNIJUÍ e do Programa Institucional de Bolsas de Extensão PIBEX/UNIJUÍ, desde 2005, e conta com a colaboração do NTE/36ª CRE, nas ações que envolvem interação com escolas da região.

Os dez objetos de aprendizagem apresentados estão listados a seguir. A lista completa dos trabalhos aceitos para serem apresentados no congresso está no site http://laclo2011.seciu.edu.uy/?p=388〈=PT

- A Geometria e as Abelhas - Autores: Raquel Taís Breunig; Samuel Siegert; Renan Gabbi; Marnei Dalires Zorzella; Luciana Dallabrida dos Santos e Tânia Michel Pereira.
- Vira ou Deixa - Autores: Sidônia Regina Dal-Molin De Moraes, Fernando Eickhoff, Zeni Marilise Schmidt Portella e Tânia Michel Pereira;
- Potenciação com fractais – Autores: Tânia Michel Pereira e Rudieri Turchiello Colbek.
- Matemática na Feira - Autora: Tânia Michel Pereira e Rudieri Turchiello Colbek.
- Verificando o Teorema de Pitágoras - Autora: Tânia Michel Pereira.
- Localização de pontos no plano - Autora: Tânia Michel Pereira.
- Pontos no Espaço - Autora: Tânia Michel Pereira
- Alfabetização - Autora: Tânia Michel Pereira.
- Frações: classificação, nomenclatura utilizando círculos - Autora: Tânia Michel Pereira.
- Introduzido frações -Autora: Tânia Michel Pereira.