Engenheiro alemão fala da indústria automobilística no Campus Panambi - Unijuí

Engenheiro alemão fala da indústria automobilística no Campus Panambi

Professor Mathias Liewald palestrou para empresários, estudantes e trabalhadores de indústrias, sobre a cadeia de produção de automóveis

O engenheiro, professor e pesquisador alemão, Mathias Liewald, palestrou no campus UNIJUÍ/Panambi na noite de segunda-feira, 3, para alunos, comunidade e trabalhadores ou empresários da região.

O palestrante falou sobre a cadeia de produção de automóveis na Europa. Abordou as etapas de desenvolvimento de um automóvel e como as fábricas precisam desenvolver a produção. “Hoje há cada vez menos unidades e muitos modelos, o que exige um modelo de produção versátil, muito investimento em robótica e em sistemas de manufatura flexíveis, ou seja, que consiga montar vários tipos de automóveis na mesma linha de produção”, destaca.

As normas de segurança em vigor na Europa – “crash test”, também foram temática da palestra. O professor lembrou que as exigências hoje estão em torno da resistência dos automóveis e para isso, engenheiros precisam desenvolver projetos adaptados a estas normas, primeiro para a segurança dos condutores e de quem estiver dentro do veículo. Uma nova tendência está na segurança dos pedestres, hoje indústria está desenvolvendo carros cuja parte frontal é projetada para reduzir o impacto e para não ferir o pedestre, num caso de acidente. Liewald afirma que as normas de crash test devem chegar ao Brasil até 2014 e devem exigir maior preparação e planejamento.

O palestrante destacou que na Alemanha existe uma carência de profissionais da engenharia e que nas universidades européias, em especial em Stuttgart, existem inúmeras possibilidades de intercâmbio e de qualificação de profissionais.