Salão do Conhecimento tem início nesta terça-feira - Unijuí

Salão do Conhecimento tem início nesta terça-feira

Evento socializa projetos de pesquisa desenvolvidos por bolsistas orientados por pesquisadores da UNIJUÍ
Inicia nesta terça-feira, 4, o Salão do Conhecimento da UNIJUÍ. Neste ano a Universidade está promovendo o XIX Seminário de Iniciação Científica, a XVI Jornada de Pesquisa e a XII Jornada de Extensão e inaugura a 1ª Mostra de Iniciação Científica Júnior e o 1º Seminário de Inovação e Tecnologia. O painel de abertura terá como tema: Os desafios para a Ciência e Inovação no RS, com o doutor Luciano Andreatta, engenheiro civil, diretor técnico da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado. A palestra de abertura acontece a partir das 20h, desta terça-feira, 4, no Salão de Atos da UNIJUÍ.

A Iniciação Científica Júnior é um programa de bolsas de iniciação a pesquisa no ensino médio, estimulada pelo CNPq e que a UNIJUÍ aderiu em 2010. Este programa tem como objetivo fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, desenvolverem atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes do ensino médio.

A proposta da 1ª Mostra de Iniciação Científica Júnior é socializar os projetos de pesquisa desenvolvidos por bolsistas orientados pelos pesquisadores da UNIJUÍ e também mostrar os melhores trabalhos científicos de escolas da região. Em 2011 a temática do Salão do Conhecimento é “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”.

O Salão do Conhecimento da UNIJUÍ passou a fazer parte, neste ano, das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo MCT. A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, em especial jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar também a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Ela possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Objetivos
O Salão do Conhecimento é promovido pela Vice-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Este evento consolida a longa trajetória da UNIJUÍ de promoção de uma semana voltada para socializar a pesquisa e a extensão com a comunidade acadêmica e com a sociedade.

O evento congrega docentes pesquisadores e extensionistas, alunos de graduação e pós-graduação e bolsistas de extensão, iniciação científica e tecnológica das agências de fomento CNPq, FAPERGS e financiadas pela própria UNIJUÍ.