EFA aposta no fortalecimento do ensino fundamental e ensino médio - Unijuí

EFA aposta no fortalecimento do ensino fundamental e ensino médio

Presidente da FIDENE, Martinho Kelm, anunciou na tarde de segunda-feira decisão do Conselho Diretor sobre a escola
O Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) terá sua atuação fortalecida, a partir de 2012, na oferta de turmas nos ensinos fundamental e médio. Esta foi a principal decisão tomada na manhã desta segunda-feira pelo Conselho Diretor da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE), mantenedora da EFA. Por outro lado, o Conselho Diretor aprovou a descontinuidade na oferta de turmas para a Educação Infantil e do Ensino Técnico. A manutenção das atividades da escola esteve na pauta das últimas reuniões do Conselho Diretor, e foram amplamente debatidas com a Direção e entidades sindicais representativas.

O Presidente da FIDENE, Martinho Kelm, destacou que a decisão do Conselho Diretor levou em consideração a trajetória de 43 anos da escola, e o projeto pedagógico diferenciado e qualificado que a escola oferece. “Em momento algum se questionou a permanência ou não da escola, a EFA é patrimônio da comunidade”. Sobre a decisão de não ofertar mais a Educação Infantil, Kelm ponderou que a discussão partiu da necessidade de desocupação do espaço do anexo, onde funcionam as turmas de educação infantil e de anos iniciais, de 1ª a 4ª série. O espaço é alugado pela FIDENE, e a Sociedade São Boaventura, proprietária do prédio, solicitou a sua desocupação, até dezembro deste ano, para o desenvolvimento de projeto assistencial, em decorrência de mudanças nas regras da filantropia. Diante deste quadro, a FIDENE estudou várias possibilidades para acolher estas turmas no prédio da Sede Acadêmica, onde já funcionam as turmas de anos finais e ensino médio, mas a conclusão foi de que não seria possível dar atendimento a crianças de dois a cinco anos, com a qualidade, segurança e espaços físicos adequados. O encerramento das atividades com a Educação Infantil se dará já no final deste ano.

Neste sentido, a decisão do Conselho Diretor foi de fortalecer a oferta de ensino fundamental, da 1ª à 9ª série, e o ensino médio, a partir de um conjunto de investimentos, para reformas e adequações de salas de aula e dos setores administrativos. A escola passará a ocupar o térreo e os três primeiros andares da Sede Acadêmica. “Com este conjunto de investimentos, pretendemos qualificar ainda mais o espaço físico e fortalecer o ensino fundamental e médio, que são o cerne da atuação da escola”, salientou o Presidente da FIDENE, acrescentando que as famílias que apostarem na EFA terão a possibilidade de oferecer, a seus filhos, uma formação desde os anos iniciais até a Universidade. A integração com a Universidade também deverá ser fortalecida, com a utilização de laboratórios da UNIJUÍ para o desenvolvimento de aulas práticas da escola. “Teremos uma excelente infraestrutura física a partir de 2012, e com certeza este será o grande diferencial da EFA”.

Com relação ao ensino técnico, Martinho Kelm salientou que a decisão do Conselho Diretor, de descontinuidade, levou em consideração as mudanças nas regras da filantropia, que inviabilizaram a oferta a custos mais acessíveis, bem como o conjunto de ofertas na região nesta área. “Estamos nos retirando desta área, com o cancelamento de novas ofertas e conclusão das turmas em andamento, o que deverá ocorrer até meados de 2012”.