Tecnologias e o ensino de línguas são os eixos centrais do II Entel - Unijuí

Tecnologias e o ensino de línguas são os eixos centrais do II Entel

II Entel tem como temática educação, tecnologia e inclusão e traz pesquisadores de renome para discutir o tema
O II Encontro Nacional de Tecnologias e Ensino de Línguas (Entel) prossegue até sexta-feira, 30, com palestras, oficinas e comunicações, com a participação de pesquisadores de renome nacional e internacional sobre o tema.

O evento foi aberto na noite de segunda-feira, 26, com uma mesa de debates entre o lingüista Sírio Possenti, o professor indiano Kanavilil Rajagopalan, professores da UNICAMP e a professora da UFSC, Glória Gil. Os três falaram sobre linguagem, identidades e humor.

O professor Sírio Possenti atuou na UNIJUÍ, junto com o professor Mario Osorio Marques, sendo que muitos ex-alunos estiveram presente no evento. O público foi formado por professores da rede pública e privada do município e acadêmicos do curso de Letras.

Possenti falou sobre o humor como material lingüístico, afirmando que o “humor nos ensina que a língua está longe de ser estudada pelos exemplos dados na escola e é pela piada que se sabe os temas controversos de uma sociedade, seus tabus, seus problemas que já foram resolvidos e os que estão a se resolver”, afirma o professor.

Destaque na programação na noite desta terça-feira, 27, é a Aula Magna do Curso de Letras, com o professor Rajagopalan, que falará sobre “Ensino de Línguas na Era da Globalização: Novos Desafios e Novas Oportunidades” e na sexta-feira, 30, a professora da UFSC, Viviane Heberle encerra o evento com a temática “Pesquisa em multiletramento e sua relevância para o ensino de línguas”, às 19h30, no salão Azul.

Na noite de quarta, 28, acontecem oficinas que são a parte prática do evento, com trabalhos na área de Computação (AVA) e Inclusão social (portadores de necessidades visuais especiais).

Conforme a professora Fabiana Kurtz, coordenadora do evento e também do curso de Letras, o ENTEL tem se consolidado como um espaço de debate e troca entre universidade e diversos outros segmentos, no que tange ao processo de ensino-aprendizagem de línguas e as TIC.