Futuros veterinários iniciam estudos sobre técnicas cirúrgicas - Unijuí

Futuros veterinários iniciam estudos sobre técnicas cirúrgicas

Com bloco do Hospital Veterinário concluído, alunos começam os trabalhos práticos da futura profissão

Lorem Com as instalações do bloco cirúrgico do Hospital Veterinário prontas os alunos de Medicina Veterinária da UNIJUÍ iniciaram o componente curricular específico, que aborda as técnicas cirúrgicas. Neste segundo semestre, teve início o componente Técnica Cirúrgica e Anestesiologia que é o primeiro contato dos futuros veterinários com os princípios cirúrgicos. Essa disciplina aborda temas como: anestesiologia, utilização de instrumentais cirúrgicos, tipos de suturas, formas de hemostasia e as principais técnicas cirúrgicas para os diferentes órgãos, incluindo ainda todos os cuidados pós-operatórios.

Conforme o professor Daniel Müller, que ministra o componente, o trabalho desenvolvido é de extrema importância para que os estudantes saiam capacitados a realizar os procedimentos cirúrgicos com a maior destreza possível. “No componente desenvolvido neste semestre, os alunos têm o primeiro contato com as técnicas cirúrgicas, sendo que no semestre seguinte haverá uma disciplina específica para o diagnóstico e tratamento cirúrgico das patologias. Esse é o primeiro contato deles com bisturi, fios de sutura, anestésicos e cuidados pós-cirúrgicos, sendo que cada grupo fica responsável pela analgesia, limpeza e alimentação dos animais que utilizarem durante o período de internação”.

O professor explica que os procedimentos são realizados com animais experimentais, especificamente coelhos. É realizada apenas uma intervenção em cada um deles e, posteriormente, os animais são doados para a comunidade. “Existe uma confusão muito grande na comunidade e é interessante que fique claro que os veterinários são formados para ajudar os animais. É normal e necessário o uso de animais no processo didático, mas há todo um conjunto de procedimentos desenvolvido para poupá-los de qualquer tipo de sofrimento. Ressalte-se que todas essas práticas estão de acordo com a resolução do Conselho Federal que rege a ética”.

Segundo Daniel, foi firmado um convênio com as duas associações de proteção aos animais do município de Ijuí com o objetivo de realizar a castração dos animais abrigados. “Estamos realizando um trabalho periódico de castração diretamente com as entidades. Cada semana é trazido um animal de uma das associações, procedida a castração e, após o período de restabelecimento, ele é devolvido à entidade”.