Adesão à Comunidade Acadêmica Federada facilita acesso ao Portal de Periódicos da Capes - Unijuí

UNIJUÍ passa a integrar federação que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras e está alocada na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Como parte da política de qualificação da pesquisa institucional, fomentada pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, a UNIJUÍ passa a integrar a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). A Comunidade Acadêmica Federada é uma federação que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras e está alocada na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Através da CAFe, um usuário mantém todas as suas informações na instituição de origem e pode acessar serviços oferecidos pelas instituições que participam da Federação.

Como provedora de identidade, a UNIJUÍ, ao fazer parte da CAFe, possibilita aos usuários - professores, técnico-administrativos, alunos da graduação e da pós-graduação – o acesso remoto ao Portal de Periódicos da CAPES a partir do seu login e senha institucional – o que só era possível a partir do ambiente da UNIJUÍ.

Na mesma direção, a Universidade está implementando o Programa Pró-Multiplicar que tem como objetivo ampliar o número de usuários e de acessos ao Portal de Periódicos CAPES. Este programa está sob a coordenação da professora Maria Simone Vione Schwengber e iniciou com o treinamento dos alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado, cujos multiplicadores são aqueles com bolsa CAPES. Os treinamentos serão estendidos aos demais alunos em períodos específicos dos semestres letivos e, neste ano, também serão oferecidos durante a realização das atividades do Salão do Conhecimento. A meta é que, em dois anos, ao entrar na UNIJUÍ, o aluno seja imediatamente capacitado para o uso desta ferramenta. Isto é importante, uma vez que, ao fazer parte da café, é fundamental ampliar o número de usuários do Portal de Periódicos da CAPES. É nesta perspectiva que está havendo a ampliação das bases de dados para universidades por parte da CAPES e tem como objetivo dar acesso a publicações científicas de qualidade e de maior impacto.

O Portal de Periódicos pode ser acessado pelo Portal UNIJUÍ, no link da Biblioteca, seção Periódicos Eletrônicos, Base de Dados CAPES.