Seminário Temático traz experiências da Espanha - Unijuí

Seminário Temático traz experiências da Espanha

Atividade é voltada para alunos do Mestrado e Doutorado da UNIJUÍ e integra o intercâmbio entre UNIJUÍ e UAM
Prossegue até esta quinta-feira, 15, o Seminário Temático na UNIJUÍ. O evento é uma das atividades do intercâmbio internacional realizado entre a UNIJUÍ e a Universidade de Madri (UAM), que tem como tutora a professora Helena Callai.

O Seminário é voltado a alunos da pós-graduação do Mestrado e Doutorado e faz parte do calendário de intercâmbio entre as universidades, que contempla outras atividades dentro do convênio firmado.

“Esta atividade é um seminário dentro do convênio que trouxe professores espanhóis para falar para nossos estudantes da pós-graduação, mas vale lembrar que existem atividades permanentes como o intercâmbio que está aberto a toda a Universidade, para alunos de qualquer curso, aluno ou professor em qualquer semestre”, lembra Helena.

O professor Alfonso Garcia De La Verga avaliou o seminário, bem como o intercâmbio, como positivos para as duas instituições. “É importante o conhecimento da realidade da educação universitária. Este seminário reúne pós-graduandos, professores e alunos o que nos traça e faz conhecer a realidade da educação brasileira”, afirma.

Sobre as diferenças e semelhanças entre Brasil e Espanha, Verga acredita que há coisas semelhantes e outras muito distintas. “Em alguns pontos são muito distintos, como culturalmente, nas fontes de informações acadêmicas, nos autores, mas há lugares onde nos encontramos, como em autores como Freire e Santos conhecidos e que compartilhamos a mesma informação, os mesmos princípios”.

O seminário foi aberto na manhã de terça-feira, 13, com Natalia Ruiz que falou sobre “Nuevas tecnologías en la Didáctica de las Matemáticas: el uso de GeoGebra en la Formación de Profesorado”. Na parte da tarde Maria Ángeles Sevilla tratou sobre o tema “ La educación lírico-literaria a través de los Cancioneros del Siglo de Oro” (conferencia-recital que incluye algunas muestras líricas cantadas).

Programação:
Dia 14/09 - Manhã
Conferência com Martín Rogero:
La promoción de la lectura en la infancia y la adolescência.
Coordenadores da seção: Jane Teresinha Donini Rodrigues, Adair Adams e Patrícia Gräff.
Dia 14/09 - Tarde
Conferência com Alfonso Garcia de La Veja:
Estrategias didácticas de la Geografía.
Coordenadoras da seção: Adriana Andreis e Maristela Maria de Moraes.

Dia 15/09 - Manhã
Conferência: Santiago Atrio:
Ciencias Experimentales en Educación Primaria. La imaginación es más importante que el conocimiento. Albert Einstein?
Coordenadoras da seção: Jaqueline Ritter, Roque Ismael da Costa Güllich, Dionei Ruã dos Santos e Jaqueline Vianna.
HORÁRIOS e LOCAL:
Manhã: das 9 às 11 horas