UNIJUÍ participa de Grupo de Trabalho do FIES e do Prouni em Brasília - Unijuí

UNIJUÍ participa de Grupo de Trabalho do FIES e do Prouni em Brasília

UNIJUÍ representou o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung)
A UNIJUÍ esteve presente na reunião do Grupo de Trabalho FIES/PROUNI na última sexta-feira, 14 de outubro, na sede do MEC em Brasília/DF, representando o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). O Grupo de Trabalho foi constituído pelo MEC com o objetivo de interagir com as Instituições de Ensino Superior de todo o País sobre as problemáticas enfrentadas na operacionalização do financiamento estudantil FIES e do programa de bolsas estudantis PROUNI; A UNIJUÍ teve a oportunidade de participar nas últimas três reuniões deste importante grupo de trabalho, que auxiliará na evolução destes importantes programas governamentais.

Esta reunião tratou mais especificamente sobre o financiamento educacional FIES e seus percalços operacionais, assunto este que se estende desde o 1º semestre de 2010 com a entrada em vigor do novo FIES. Segundo o Gerente da Coordenadoria Financeira da UNIJUÍ, de um lado o FIES se tornou um programa de financiamentos muito atrativo para os alunos pela sua baixa taxa de juros e seu longo período de pagamento, mas de outro lado, uma grande dor de cabeça para as Instituições de Ensino Superior, pois em sua grande maioria estão ávidas pelo repasse dos recursos financeiros atrasados para honrar com seus compromissos. A UNIJUÍ ainda dispõe de um saldo a receber do FIES, superior à R$ 6 milhões, que é um valor considerável para a Instituição, e que está faltando nos caixas para o cumprimento de diversas obrigações.

“Tanto a equipe técnica do MEC como a do FNDE transpareceram estar muito mais organizadas e afinadas com os problemas enfrentados pelas IES, e o compromisso assumido pelas Instituições de Ensino Superior e pelo Ministério da Educação para com o aluno é nossa principal preocupação, e se cada um de nós não fizer a sua parte, não vamos conseguir evoluir com o FIES. Agora estamos no processo de aditamento dos semestres 2º de 2010 e 1º de 2011, onde o aluno tem a obrigação de efetuar o aditamento durante este mês de outubro, nos casos de contratos simplificados através de internet e nos casos de contratos não simplificados através do agente financeiro”, afirma Büron.

Mesmo com estas deficiências, a UNIJUÍ acredita fielmente neste, que deve ser o maior programa de financiamento estudantil já lançado pelo Governo Federal, e que vem a viabilizar o ingresso de muitos jovens ao ensino superior, e em palavras da Presidenta Dilma “queremos triplicar este volume nos próximos dez anos” afirmando que o FIES permanecerá à disposição da comunidade por um longo tempo.

A UNIJUÍ disponibilizará um volume de R$ 3 milhões para novos contratos para o ano de 2012. “Sabemos que ainda é um volume tímido e que não contemplará a totalidade dos estudantes interessados, mas conforme o FIES vai se tornando um programa mais gerenciável, a UNIJUÍ conseguirá também colocar à disposição um volume maior de recursos. Hoje o FIES é disparado o programa de financiamento estudantil mais atrativo, pois conta com uma taxa de juros de apenas 3,4% ao ano e um prazo de pagamento de três vezes o tempo do curso, e ainda com uma carência de 18 meses para iniciar o pagamento após a formatura”, conclui Roberto Büron.

Para quaisquer dúvidas ou problemas sobre o FIES, o aluno da UNIJUÍ pode se utilizar dos serviços da Central de Atendimento ao Aluno disponível nos Campi de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos ou através do telefone (55) 3332-0444 e do e-mail atendimento.aluno@unijui.edu.br.