UNIJUÍ integra Programa Ciência Sem Fronteiras - Unijuí

UNIJUÍ integra Programa Ciência Sem Fronteiras

Universidade foi contemplada com seis bolsas sanduíche na graduação, para formação no exterior
A UNIJUÍ está entre as Instituições de Ensino Superior contempladas pelo Programa Ciência Sem Fronteiras. Coordenado pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, o programa tem como objetivo central promover, de maneira acelerada, o desenvolvimento tecnológico e estimular os processos de inovação no Brasil por meio da promoção da mobilidade internacional docente, discente de graduação e pós-graduação, de pós-doutorandos e pesquisadores brasileiros, estimulando a inserção das pesquisas feitas nas instituições brasileiras às melhores experiências internacionais.

A Universidade foi contemplada com seis bolsas sanduíche de graduação (SWG), gerenciadas pela Capes e pelo CNPq, para formação em universidades de referência nos Estados Unidos e na Europa. A Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Berlezi, comemorou a inserção da UNIJUÍ neste programa, graças ao desempenho da Instituição na iniciação científica e tecnológica, principalmente por meio dos Programas de Iniciação Científica (PIBIC) e Tecnológica (PIBIT) do CNPq.

A seleção dos alunos que irão participar do programa deverá ocorrer até fevereiro de 2012, e para isso, o comitê científico da Universidade deverá trabalhar na proposição de um edital de seleção, considerando todas as regras já estabelecidas para o programa. O aluno de graduação selecionado receberá uma bolsa de estudos, de 870 dólares e/ou euros, dependendo do país de destino, além das passagens, auxílio instalação e seguro saúde, para cumprir programa de mobilidade de 6 a 15 meses.

Sobre o programa

O principal objetivo do Programa Ciência Sem Fronteiras é a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, com vistas a promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimular pesquisas que gerem inovação e, consequentemente, aumentar a competitividade das empresas brasileiras. Esse objetivo deve ser concretizado por meio da expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e docentes brasileiros no exterior.

O Programa visa também contribuir para o processo de internacionalização das Instituições de Ensino Superior e dos centros de pesquisa brasileiros, propiciando maior visibilidade da pesquisa acadêmica e científica que é feita no País, por meio da colaboração e do estabelecimento de projetos de pesquisa conjuntos com instituições e parceiros estrangeiros. A expectativa é de que, a médio prazo, essas ações acarretem também maior fluxo de investimento estrangeiro voltado à formação de recursos humanos, à promoção da inovação, da ciência e da tecnologia no País.

A meta global a ser atingida é enviar para capacitação no exterior 75.000 bolsistas brasileiros até o final do ano de 2014, por meio do esforço conjunto dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT), de suas respectivas instituições de fomento, CNPq e CAPES, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.