O perfil do universitário do século XXI é tema de formação de docentes da UNIJUÍ - Unijuí

Programa debate diversos temas na busca da qualificação do quadro docente da UNIJUÍ

Com o objetivo de buscar a contínua qualificação do processo de ensino aprendizagem a partir da reflexão crítica do fazer docente foi realizado na tarde desta sexta-feira, 2, a segunda etapa do Programa de Formação Continuada de Docentes 2011. Estão programados outros dois encontros até o final do ano para discutir as novas metodologias e o uso da tecnologia no ensino superior e o sistema de avaliação do processo de ensino aprendizagem.

A vice-reitora de Graduação, Cátia Nehring, abriu os trabalhos apresentando uma pesquisa realizada pelo BOX1824 – empresa de pesquisa de tendências de comportamento em parceria com o Instituto DataFolha – sobre o perfil do jovem de 18 a 24 anos nos últimos dez anos. A última avaliação feita em outubro do ano passado revelou dados considerados relevantes para entender o perfil do universitário, já que 64,63% dos estudantes presenciais da Instituição estão na faixa etária pesquisada.

A pesquisa revelou que 55% dos jovens têm como maior sonho formação profissional e emprego e 79% têm intenção de cursar o ensino superior. Para a vice-reitora, estes dados servem de subsídios para conhecer esta nova geração e acompanhar seus anseios e subjetividade, bem como traçar uma nova construção do ensino aprendizagem e trocas entre docentes e alunos.

Para debater o tema foram convidadas as professoras Lurdes Froemming (DACEC) e Tânia Maria de Souza (DHE). A professora Lurdes ressaltou em sua fala que a relação de troca entre demanda e oferta é feita em qualquer tipo de negociação e a educação é prestação de serviço dos mais complexos. Ressalta que o conhecimento passa por um novo cenário e que a construção do conhecimento passa por: aprender a aprender; aprender a pensar; aprender a questionar; aprender a compartilhar; aprender a compreender e aprender a diversidade cultural, numa linha de investigação de dúvidas e não de distribuição de certezas.