FIES e PROUNI se consolidam como principais instrumentos de apoio às instituições privadas - Unijuí

UNIJUÍ integrou grupo de universidades comunitárias que participou de seminário, promovido pelo MEC, para debater o Plano Nacional de Educação

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, participou na última quarta-feira, em Brasília, do Seminário “A Educação Superior no Contexto do Plano Nacional de Educação 2011/2020”, promovido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. O evento reuniu Reitores de todos os segmentos de universidades federais, comunitárias e particulares, para discutir os desdobramentos do Plano Nacional de Educação, especificamente no que concerne a viabilizar que 50% dos jovens, de 18 a 24 anos, estejam no ensino superior (atualmente o índice é de 14%) e da manutenção de um quadro de 75% de mestres e doutores. Metas estas a serem atingidas até 2020. O projeto está na Comissão de Educação da Câmara e deverá ser encaminhado ao Senado para votação até o final deste ano. O deputado relator do Projeto também participou das discussões.

Conforme destaca Kelm, merecem destaque as afirmações do Secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, que definiu como prioridades do governo a preocupação com a qualidade e especificidades do sistema, a importância de não haver distinção dos investimentos em níveis de educação (básica e superior) e a forte necessidade e incentivo à cooperação internacional.

“Também ficou bastante claro os programas que o MEC dará continuidade e buscará reforçar”, observa o Reitor, destacando a expansão da rede federal de educação, a expansão dos institutos federais de ensino técnico, a expansão do ensino a distância por meio da Universidade Aberta do Brasil – UAB, a regularização e ampliação do FIES (com sua expansão para a pós-graduação mestrado e doutorado, o aperfeiçoamento do PROUNI e, também, o aperfeiçoamento dos SINAES, que é o sistema de regulação e controle.

Na avaliação do Reitor, com isto, o Governo sinaliza também como pretende dividir suas ações entre a esfera estatal e não estatal, ou seja, “consolida como instrumento de apoio à rede privada o FIES e o PROUNI e concentra os demais recursos na rede estatal de ensino. Esta é ao menos a percepção atual”.

No encontro, a UNIJUÍ se inseriu em um Grupo de Trabalho, junto com o Ministério da Educação e FNDE, para trabalhar mensalmente as questões vinculadas ao FIES e seus aperfeiçoamentos. “Talvez esta seja, hoje, a melhor forma de auxiliarmos nos avanços e buscar a regularização dos valores”, conclui.

A Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), entidade à qual a UNIJUÍ é filiada, participou do seminário com uma representação de 40 instituições de ensino superior.