Reitor participa de Seminário em Brasília - Unijuí

Reitor participa de Seminário em Brasília

MEC promove seminário para debater a Educação Superior no Contexto do Plano Nacional de Educação
O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, participa nesta quarta-feira, 31, em Brasília, do Seminário “A Educação Superior no Contexto do Plano Nacional de Educação 2011/2020”, promovido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. A programação se estende até a próxima quinta, e é marcada pela participação das universidades comunitárias, a partir de uma representação de 40 instituições filiadas à Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – ABRUC.

O Presidente da Abruc, Vilmar Thomé, Reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul, será um dos debatedores no Painel “Ações Estratégicas para se atingir a Meta 12 do PNE: Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta”. O painel será desenvolvido na manhã desta quarta-feira.

O Plano Nacional de Educação (PNE) também estará presente nos demais paineis que compõem a programação, para debater as ações estratégicas para se atingir as metas 13, 14, 15 e 16 do PNE que tratam das seguintes questões:

- Meta 13: Elevar a qualidade da educação superior pela ampliação da atuação de mestres e doutores nas instituições de educação superior para 75%, no mínimo, do corpo docente em efetivo exercício, sendo, do total, 35% doutores;

- Meta 14: Elevar gradualmente o número de matrículas na pós- graduação stricto sensu de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores;

- Meta 15:
Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam;

- Meta 16: Formar 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu, garantir a todos formação continuada em sua área de atuação.