Professores da UNIJUÍ retornam de Buenos Aires com boas perspectivas de intercâmbio acadêmico - Unijuí

Grupo de docentes das áreas da Engenharia e da Administração esteve visitando a Universidade Tecnológica Nacional

Um grupo de oito professores vinculados aos cursos de Administração e Engenharias (Elétrica, Civil e Mecânica) esteve em visita à UTN/FRBA – Universidade Tecnológica Nacional – Faculdade Regional de Buenos Aires, com o objetivo de desencadear diferentes processos de intercâmbio (docente, discente, pesquisas, pós-graduação, publicações e organização conjunta de eventos acadêmicos).

Estiveram em Buenos Aires os professores Dieter Siedenberg, Martin Ledermann, Lurdes Froemming, Raquel Kohler, Luiz Antonio Rasia, Raul Fernandes, Gil Guimaraes e Claudio Rios. Todas as despesas de viagem foram assumidas integralmente pelos próprios docentes. Entretanto, os participantes da viagem avaliaram que os resultados da iniciativa foram particularmente positivos e vão acabar beneficiando toda a Instituição.

Atualmente a UTN é responsável pela formação de aproximadamente 60% dos engenheiros argentinos nas mais diversas áreas, distribuídos em 30 diferentes campi localizados por todo território daquele país. A unidade de Buenos Aires é a maior de todas as instituições dessa rede, contando com aproximadamente 12 mil estudantes matriculados apenas em engenharia.

A programação do intercâmbio acadêmico docente transcorreu nos dias 25 e 26 de agosto, na qual foi propiciada a oportunidade de encontros de discussão e planejamento de atividades entre pesquisadores argentinos e brasileiros, bem como visita a todas as instalações e laboratórios. O evento destacou-se pela excelência na organização, marcante receptividade e grande interesse evidenciado pelos docentes, pesquisadores e técnicos da UTN em desenvolver parcerias. Para o professor Dieter Siedenberg, que organizou a ida do grupo de docentes da UNIJUÍ, “a formatação do evento foi inédita e extremamente proveitosa. O pessoal da UTN comentou que não lembra de alguma vez haver sido organizado um encontro similar. Eles foram extremamente gentis e atenciosos; reuniram um batalhão de pesquisadores dispostos a conversar e discutir conosco sobre as mais diferentes possibilidades de intercâmbio acadêmico. Há muita coisa que pode ser feita”.